202403281103

Notícias

Pesquisador do Laboratório de BioPolMat da Uniara ministra live sobre linha de fomento da FAPESP

Publicado em: 20/05/2020

O líder e pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, ministra a live “PIPE e Propriedade Intelectual” nesta quinta-feira, dia 21 de maio, a partir das 20h, com transmissão pelo Instagram do doutorando do PPGB, Henrique Croisfelts - @croisfelts. A atividade faz parte do “Congresso Digital Startup 4.0 – da ideia ao negócio”.

“Falarei sobre fomentos públicos, em especial, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, que tem uma linha chamada ‘Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE’. Para quem possui ou ainda não possui uma empresa, a FAPESP financia projetos de pesquisa que tenham chance de se tornar um produto. A conversa será sobre quais são os elementos necessários para escrever um projeto desse estilo, pois não é um projeto científico comum”, explica Barud.

Ele relata que o PIPE “é dividido basicamente em duas fases, sendo que na primeira a FAPESP financia até R$200 mil, incluindo recurso para pagamento de pessoas e compra de pequenos equipamentos”. “Uma vez que você tenha mostrado a viabilidade de seu projeto acontecer, ela financia por até mais dois anos - um milhão de reais -, como se fosse a realização de um protótipo. Por último, a FAPESP, em alguns casos, tem a fase três do PIPE: é geralmente um recurso junto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa - FINEP para empresas que desenvolveram as duas primeiras fases e que já têm um produto próximo de entrar no mercado, então, há recursos para marketing e participação em feiras, entre outras coisas”, detalha.

Barud menciona que o evento é promovido por ele e por Croisfelts “por meio de uma ação que temos há anos, chamada ‘Café Consciência’, que consistia em nos reunirmos uma vez por mês com pesquisadores que gostariam de abrir suas empresas”. “Essa é a concepção e essa edição será online, o ‘Café Consciência virtual’. Fui coordenador de dois projetos PIPE, junto com uma empresa de Ribeirão Preto, e assessor de diversos outros. Por isso, posso falar um pouco sobre essa linha de fomento da FAPESP”, finaliza.

Informações sobre o Laboratório de BioPolMat e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI