202403281030

Notícias

Alunos de Enfermagem da Uniara desenvolvem TCCs sobre papel do enfermeiro na divulgação científica em tempos de pandemia

Publicado em: 13/05/2020

Alunos do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCCs, projetos que tiveram como tema “O papel do enfermeiro na divulgação científica em tempos de pandemia (Covid-19)”. As atividades foram coordenadas pela professora Aline Natalia Domingues.

“Em tempos de Covid-19, sabemos que grandes desafios para a área da saúde e para o curso de Enfermagem são a divulgação de informações atualizadas e de fontes confiáveis, e colocar na assistência a prática baseada em evidências. Os trabalhos foram voltados à temática de fake news, deixando os alunos utilizarem sua criatividade. Elas, neste momento, têm sido consideradas, na área da tecnologia e informação, um grande problema, contribuindo negativamente para as melhores práticas em saúde”, aponta Aline.

Ela explica que, como consequência, as fake news “comprometem a saúde da população de uma forma geral e isso coloca em risco sua própria vida”. “Temos o exemplo de pessoas nos Estados Unidos que fizeram a ingestão de sabão líquido com a finalidade de não pegar o coronavírus. E, no Brasil, há inúmeros relatos de pessoas com medo devido a informações erradas e ao uso incorreto de máscara, entre outros, o que inviabiliza as autoridades de saúde na divulgação das informações corretas, assim como sua adesão pela população”, alerta.

A pesquisa em divulgação científica, pré e pós-Covid, será fundamental, em sua visão,“para que a prática no campo amadureça de forma crítica e reflexiva, especialmente em relação às visões de ciência e de sociedade que dissemina”. “A sociedade tem uma urgência imensa em compreender o que ocorre na ciência, as novas descobertas e a efetividade de tratamentos para a Covid-19”, diz.

O intuito de produzir materiais educativos sobre o tema, de acordo com a docente, é transformar um conteúdo científico em uma linguagem mais simples para a população. “A disciplina ‘Trabalho de Conclusão de Curso 1’ permite aos alunos do curso de Enfermagem desenvolverem um projeto com o rigor metodológico científico, além de propiciar atividades reflexivas sobre a importância da ciência para a sociedade. Essa é a relevância da educação em saúde, e os profissionais da área, principalmente o enfermeiro, aprendem durante a graduação a questão da comunicação e como transmitir esse conhecimento da melhor forma, de acordo com o nível de compreensão da população”, explica.

Aline relata que os estudantes realizaram a atividade em grupos “sobre o desenvolvimento do recurso de Tecnologia Digital Educacional, chamado de infográfico, que teve como objetivo pesquisarem sobre o tema e o publicarem em suas redes sociais, como intuito de impulsionarem a divulgação de seus trabalhos”. “Temos diversos aplicativos online e gratuitos que permitem a criação desses materiais educativos, e até mesmo o infográfico animado, que tem o formato de um vídeo ilustrativo”, destaca.

A docente finaliza dizendo que “o papel do enfermeiro como promotor de ações em educação em saúde é fundamental para o desenvolvimento desses materiais educativos sobre o coronavírus para a população, com o intuito de esclarecer, de formas dinâmica, interativa, lúdica, criativa e interativa, as principais recomendações, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Ministério da Saúde, com vista a contribuir para o fomento de materiais educativos frente à Covid-19 e fortalecer o papel do enfermeiro na sociedade diante de uma situação de emergência pública em saúde”.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI