202404251016

Notícias

Em período de pandemia, docentes de Odontologia da Uniara fazem recomendações especiais para atendimentos a pacientes

Publicado em: 11/05/2020

Na pandemia de coronavírus, diversas precauções foram tomadas para impedir a propagação da Covid-19, estando entre elas o distanciamento físico. No entanto, para dentistas, por exemplo, a medida é inviável devido ao atendimento de seus pacientes. As professoras do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Patricia Aleixo dos Santos Domingos e Cliciane Portela Sousa, que é presidente da Comissão de Biossegurança da graduação, dão diversas orientações sobre cuidados no atendimento, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

“Sabe-se, até o momento, que o novo coronavírus é transmitido por meio de gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro, e também pelo contato direto com pessoas infectadas ou indireto por meio das mãos, objetos ou superfícies contaminadas. Durante o atendimento odontológico, é necessário ter precauções com as gotículas de saliva - tamanho maior que 5 µm - e os aerossóis, que são partículas menores que permanecem suspensas no ar por longo período de tempo e, quando inaladas, podem penetrar mais profundamente no trato respiratório”, explicam as docentes.

Como medidas preventivas, elas mencionam: uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individuais - EPIs para dentista e auxiliar; uso adequado das barreiras de proteção no equipo e nos materiais odontológicos, e manuseio adequado da ficha clínica do paciente.

De acordo com Patricia e Cliciane, entre as recomendações aos pacientes prévios ao atendimento odontológico estão: desinfecção dos sapatos em tapete desinfectante bactericida na porta de entrada; higiene das mãos com água e sabonete líquido ou álcool em gel 70%; verificação da temperatura do paciente; não entrar em ambiente clínico com anéis, pulseiras e outros acessórios, e antissepsia pré-operatória com peróxido de hidrogênio de 1%. “Se o paciente apresentar sintomas de febre, resfriado ou dor de garganta, entre outros, não deve comparecer ao atendimento, reagendando sua consulta para um momento posterior”, orientam.

Já para depois do atendimento odontológico, as professoras recomendam que o cirurgião dentista, em ambiente ambulatorial - consultório –, tenha cuidados na desparamentação. “A remoção dos EPIs deve ser feita em uma sequência correta, evitando os riscos de potencial contaminação: moção das luvas; remoção da proteção facial de trás para frente; remoção do jaleco/avental puxando pela região dos ombros; remoção do gorro e máscara em movimento único, de trás pra frente; desinfecção da viseira com o uso de luvas novas, e higienização das mãos e rosto ao final de todo processo, e as mãos após cada passo”, aconselham.

Entre os cuidados na higienização do consultório, Patricia e Cliciane sugerem transporte adequado do instrumental para a região do expurgo; uso de luvas específicas e separadas para a lavagem, higienização e armazenamento do instrumental no setor de esterilização, e desinfecção do ambiente clínico ambulatorial com uso de produtos químicos adequados para cada superfície.
Em relação ao profissional domiciliar, as orientações das docentes são: higienização de objetos e sapatos antes de entrar em casa; desinfecção prévia da roupa antes da lavagem, e lavagem separada da roupa de atendimento clínico.

Patricia e Cliciane finalizam listando os EPIs que devem ser utilizados pelo profissional da área de odontologia nos atendimentos: óculos de proteção e protetor facial;máscara cirúrgica para procedimentos sem aerossol e máscara N95 para procedimentos com aerossol; avental gramatura 40; luvas de procedimento; gorro e propé.

Informações sobre o curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI