202403290938

Notícias

Professora de Fisioterapia da Uniara fala sobre a atuação do profissional no combate à Covid-19

Publicado em: 30/04/2020

Entre os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus – Covid-19, está o fisioterapeuta. A professora do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Daniela Aparecida Benite, fala sobre o cotidiano do profissional nos atendimentos durante a pandemia, e acredita que a não contaminação desses trabalhadores talvez seja o maior desafio atualmente.

“Parte dos pacientes com Covid–19 necessita de internação hospitalar, que pode ser em enfermarias ou até mesmo em Unidades de Terapia Intensiva - UTIs, conforme a gravidade do caso. A apresentação clínica desses pacientes se assemelha aos sintomas de uma pneumonia viral e a gravidade da doença pode variar de leve a grave. Os infectados geralmente apresentam febre, tosse, hipoxemia e/ou dificuldade para respirar, o que pode evoluir para uma situação mais grave, que é ARDS ou Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto – SARA”, explica a docente.

Ela comenta que a atuação da fisioterapia “é de primordial importância no manejo do quadro respiratório, de modo a facilitar as trocas gasosas, melhorar a ventilação pulmonar e promover conforto respiratório”. “Dentre as técnicas e recursos utilizados pelos fisioterapeutas, estão oxigenoterapia, instalação e manuseio da ventilação mecânica não invasiva, técnicas e recursos para remover secreção pulmonar e auxílio na intubação orotraqueal. Ressalto também a importância do fisioterapeuta no manuseio, na monitorização, na programação e na retirada do aparelho de ventilação mecânica invasiva. Além disso, a mobilização precoce também é realizada com intuito de evitar os efeitos deletérios do imobilismo no leito”, detalha.

Ainda assim, Daniela lembra que, no dia a dia, no entanto, “o conhecimento a respeito da Covid-19 vem sendo acrescido de novas informações, pois ainda existem alguns pontos a serem elucidados em relação ao conhecimento científico sobre os pacientes com a doença”. “Para atender a nova demanda frente à Covid-19, realizamos algumas mudanças na escala dos profissionais e utilizamos de algumas estratégias organizacionais para atenderem a demanda imposta. O atendimento fisioterapêutico é realizado durante a internação, em todas as unidades do hospital, incluindo unidade de emergência, enfermarias e UTI”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI