202404182354

Notícias

Docente de Fisioterapia da Uniara faz orientações sobre ergonomia e postura adequada no home office

Publicado em: 29/04/2020

Com a pandemia de coronavírus, muitos funcionários estão fazendo home office, porém, alguns podem ter desconforto e dificuldade em se adaptarem em suas residências. A professora do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara - Uniara, Aline Turci, fala sobre a postura correta ao trabalhar em casa.

“Como em qualquer outro ambiente ocupacional, o home office pode chegar a ser exaustivo e precisa de ajustes, principalmente neste momento. A maior aliada é a cadeira, que deve permitir que você tenha um bom apoio da coluna, e que os ombros e o pescoço se mantenham relaxados”, explica a docente, mencionando que dores cervical e lombar são as reclamações que recebem destaque.

Ela comenta que, em termos de qualidade de vida, a ergonomia tem o objetivo de tornar a vida do funcionário mais confortável no ambiente de trabalho,“e isso não poderia ser diferente no home office, pois visa, dentre seus preceitos,ao aumento da produtividade e à otimização do seu bem-estar”. “A iluminação natural tem sido algo visado nas normativas brasileiras regentes,quando o assunto é qualidade do ambiente de trabalho, com ênfase na NBR 5413, referenciada na NR17. O contato com a natureza, principalmente em um momento como este em que estamos vivendo, pode nos ajudar. Trabalhar sentado próximo a uma janela e tentar respirar ar puro, livre de ar condicionado, é interessante”, avalia.

Sobre a cadeira, segundo Aline, a mais adequada seria com os mais variados ajustes. “O ideal é que possa acomodar até a região dos ombros. Em relação à cadeira fixa, procure uma que tenha uma altura de encosto de quarenta a cinquenta centímetros, partindo do assento, além da região das nádegas ser, preferencialmente, livre ou com uma curvatura para acomodá-las. O apoio de costas deve permitir ainda uma inclinação em torno de 105° a 110° - a maioria das cadeiras não vem com esse ajuste disponível. E apoio de braços regulável, ou compatível com 90° de cotovelos e ombros relaxados”, indica.

Em relação ao assento, é recomendado “que tenha uma largura de 450 milímetros e profundidade de 420 milímetros, além da espessura de 20 milímetros e o plano do assento levemente inclinado para trás – para que as nádegas não deslizem para frente, 24° abaixo da horizontal”. “Já a altura da cadeira em relação ao solo, de maneira padrão, caso não permita regulagem, é de 39 a 52 centímetros, mas se a cadeira permitir esse ajuste, é necessário calcular a altura para que os joelhos não fiquem dobrados ou que os pés não toquem o solo. Neste último caso, pessoas de estatura baixa, ou em caso de mesas muito altas, recomenda-se o uso de apoio de pés,que podem ser improvisados com caixas, mas o ideal são aquelas cadeiras que permitem os 15° de inclinação”, aponta.

Aline reforça que, quanto mais ajustes uma cadeira oferecer, melhor, “porém, se não oferecer isso, não é motivo para desespero, visto que, por mais ergonômica que ela seja, a melhor recomendação é a pausa”. “É indicado realizar entre quinze e vinte minutos de intervalo a cada duas horas de atividade. Entretanto, pausas curtas e frequentes são melhores. Aqueles cafezinhos, beber uma água, levantar-se, dar uma volta no quintal e o famoso ‘esticar as pernas’ são uma boa forma de alternar a postura do sentado para o em pé, além de pausas passivas e espontâneas, ou seja, as micropausas”, sugere.

Para quem trabalha com o computador, é preciso ter cuidado com reflexos no monitor.“As janelas são nossas inimigas em algumas circunstâncias – devem estar ao lado, e não atrás do indivíduo -,o que evita reflexos incômodos na tela.O monitor também precisa estar alinhado ao centro de visão da pessoa, e o topo da tela ao topo da cabeça, a uma distância de 45 a 75 centímetros, com uma inclinação cervical com a parte inferior da tela de no máximo 30°. Para aqueles trabalhos muito frequentes, um ângulo ainda menor - 20°. Para subir a tela do seu computador, utilize o que tiver em mãos - lista telefônicas antigas, pacotes de folhas sulfite, livros antigos, caixa etc. Deve-se lembrar que é muito comum a utilização de notebooks e, para esses dispositivos, a recomendação da tela é a mesma, mas com um adicional: é indicado o uso de teclado e mouse separados, e ambos devem estar alinhados com mãos, punhos e antebraços do digitador”, orienta Aline.

A docente finaliza reforçando que “a melhor recomendação é alternar e variar as posturas corporais, com estratégias, durante a jornada de trabalho, que possibilitem redução de sobrecarga nas articulações, além das pausas curtas e frequentes”.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI