Publicado em: 16/04/2020
O “Dia Nacional da Botânica” é comemorado nesta sexta-feira, dia 17 de abril. O que muitos podem não saber é o que significa essa área das ciências biológicas. A professora do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, fala sobre botânica e ressalta a importância de seu estudo no planeta.
“É uma ciência que estuda plantas, algas e fungos, muito importante para o entendimento e preservação do meio ambiente, além de colaborar bastante com o desenvolvimento de medicamentos e cosméticos”, explica a docente.
Ela menciona que, na área, os biólogos podem atuar em sistemática (classificação de seres vivos), morfologia e anatomia (estrutura interna e externa da planta), genética, fisiologia (funcionamento e mecanismos das plantas) e ecologia, “além de estudar infestação por vírus ou outros parasitas nas plantas e trabalhar com seu melhoramento genético”. “Existem outras áreas, como a paleobotânica e geobotânica, que estudam os fósseis vegetais e a distribuição das plantas, respectivamente. Basicamente, onde há plantas/algas/fungos, há botânicos tentando conhecê-los melhor”, comenta.
Quanto a nichos, dentro da botânica, Ana Carolina acredita que dois deles são bem explorados. “O primeiro lida com a extração de substâncias das plantas para a produção de cosméticos e medicamentos, e o outro está mais voltado para a parte de agro: nosso país é basicamente agrário e, para melhorar a produção, existem muitas pesquisas e aplicações em questões relacionadas com o melhoramento genético das plantas”, destaca.
Não se pode esquecer, segundo a professora, que “todas essas plantas, algas e fungos existem apenas para o nosso benefício”. “São seres vivos importantíssimos porque ‘sequestram’gás carbônico da atmosfera, captam gás nitrogênio do ar e o transformam em nitrogênio assimilável pelos seres vivos, servem de alimento para muitos outros seres vivos e, no caso dos fungos, são importantíssimos no processo de decomposição. Sem todos eles, a dinâmica do planeta Terra estaria completamente comprometida”, ressalta.
Ana Carolina afirma, no entanto, que a botânica “é uma área para a qual muita gente ‘torce o nariz’ quando escuta seu nome, principalmente devido aos inúmeros nomes difíceis que aparecem ao estudar essa ciência com mais detalhes”. “Mas garanto que esses nomes passam a ser apenas nomes quando você entra nesse maravilhoso mundo e começa a compreender como que esses seres, que não possuem sistema nervoso, são muito inteligentes. É lindo compreender como as flores atraem seus polinizadores por meio de suas artimanhas, ou como um ipê floresce após um período de estiagem. É gratificante entender como tudo funciona.Aconselho perder esse medo da botânica e vir conosco aprender uma pouco mais sobre esse mundo maravilhoso”, entusiasma-se.
A professora lembra que “todos nós, desde pequenos, aprendemos a observar o mundo ao nosso redor e, nele, sempre encontramos as plantas, que também fazem parte do nosso dia a dia, seja na hora do banho - alguém aqui usa bucha vegetal? -, em nossa alimentação ou até quando nos vestimos”. “Sempre que saímos às ruas - não agora, por favor, fiquem em casa -, procuramos o lado com mais árvores, porque uma sombra é sempre bem-vinda. Gostamos muito de ver praças arborizadas e até as nossas ruas”, enfatiza.
Em relação ao “Dia Nacional da Botânica”, Ana Carolina observa: “devemos utilizar esse dia para repensarmos sobre as nossas atitudes”. “Como estamos tratando nossas plantas?”, questiona ela.
Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI