202404231714

Notícias

Ex-aluna de Fisioterapia da Uniara está em processo validação de diploma para atuar nos Estados Unidos

Publicado em: 02/04/2020

A ex-aluna do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Flavia Lima Mussi Chaves, está em processo de validação de seu diploma na Flórida, nos Estados Unidos, onde reside atualmente. A previsão para a conclusão do processo, segundo ela, é até o final de 2020.

“Eu me mudei para os Estados Unidos com essa intenção. Como a área da fisioterapia aqui é carente de profissionais, somos uma das poucas carreiras que tem essa possibilidade de validação sem a necessidade de cursar faculdade, apenas fazemos a equiparação curricular.Assim que cheguei, em Boston primeiramente, fui voluntária de um hospital e uma maternidade em parceria com a Universidade de Harvard. Lá, comecei a receber muitos pedidos para ver clientes, o que fez com que eu acelerasse o processo”, explica a egressa.

Ela conta que sua área de especialidade é a ginecologia e obstetrícia, e que atualmente atua como doula, “o que me permite, ainda assim, colocar em prática meus conhecimentos como fisioterapeuta”. “Atuo em todos os hospitais de Orlando e região, e faço trabalho voluntário em um centro para gestantes carentes”, relata.

Flávia tem acompanhado fisioterapeutas validando o diploma desde quando ainda estava no Brasil, e estudado sobre o assunto. “Sempre li que era um longo caminho pelo fato de ser necessário cumprir muitos créditos para equivaler com a grade curricular dos Estados Unidos, porém, após enviar minha grade curricular e ementa, recebi o resultado de que eu deveria cumprir apenas química e física com laboratório e uma matéria de Humanities, que é de livre escolha. Optei por fazer o Espanhol. Muitos profissionais precisam cumprir dez ou mais disciplinas; outros tantos têm ainda que cumprir inúmeras horas de estágio. Minha grade curricular profissional excedeu muito, tanto em créditos quanto em horas, o que é exigido aqui para adquirir a licença profissional. Foi-me pedido apenas para fazer matérias consideradas básicas aqui, que muitas vezes os alunos cumprem ainda no ensino médio”, detalha.

A graduação de Fisioterapia da Uniara é elogiada pela ex-estudante. “Ainda enquanto residia no Brasil, pude ter a certeza de que tive uma excelente formação acadêmica quando fazia comparações com colegas formados por outras instituições de ensino. Deixei Araraquara no mesmo mês em que me formei e morei em cidades/estados diferentes, quando já pude ter essa percepção. Quando vim aos Estados Unidos e submeti minha documentação para análise e equiparação profissional, tive a honra de perceber, ainda mais, o quanto o curso é bem estruturado e foi desenvolvido para que os fisioterapeutas deixem a graduação realmente aptos para atuarem em qualquer segmento”, destaca.

O conteúdo programático “é sensacional e de oportunidades infinitas”. “Após minha graduação, fui convidada a atuar na área de auditoria hospitalar e eu, sem experiência profissional, estava pronta! Consegui, com o conhecimento adquirido na universidade, desenvolver e implementar projetos que reduziriam custos e otimizariam os atendimentos fisioterapêuticos em vários serviços de saúde da Baixada Santista. Logo eu me firmaria em atendimentos voltados à saúde da mulher e promoção da saúde. Nos cursos de extensão e pós-graduação que realizei, o que era ensinado eu já havia aprendido na universidade. Parecia que a Uniara estava há anos na frente, falando em currículo”, entusiasma-se Flávia.

Para a professora do curso de Fisioterapia da instituição, Ana Claudia Nunciato, “é uma felicidade imensa ver uma grande amiga, companheira de graduação e ex-aluna estar representando a nossa profissão e a nossa universidade fora do país”. “Nosso curso é diferenciado, prova disso, é a validação de poucas horas no diploma para ser fisioterapeuta nos Estados Unidos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI