202403291029

Notícias

Comitê de Ética em Pesquisa da Uniara faz reunião virtual para novas definições em relação à submissão de projetos dos alunos

Publicado em: 02/04/2020

Nesta quarta, dia 1º de abril, o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da Universidade de Araraquara – Uniarase reuniu, de forma virtual, para novas definições em relação à submissão de projetos dos alunos.

“A secretária administrativa do CEP, Regiane Gomes de Oliveira Fray, organizou a sala virtual na qual tivemos todos os membros reunidos. Alguns documentos que o Comitê pede para ser inserido junto aos projetos de pesquisa dos estudantes precisam ser assinados, por exemplo, por um coordenador ou responsável. No entanto, como estamos em isolamento social, devido à pandemia de coronavírus, agora as pessoas podem submeter suas pesquisas, sendo que esses documentos poderão ser assinados quando as atividades forem restabelecidas normalmente”, explica o coordenador do CEP, Adilson César Abreu Bernardi.

Ele esclarece que os projetos serão analisados e reforça que “esses documentos, no momento, não têm necessidade de assinatura,já que isso é inviável”. “Mas assim que as atividades voltarem ao normal, os pesquisadores deverão levá-los para assinatura e, depois, submeterão novamente seus trabalhos no sistema, agora, de forma completa”, diz.

Devido ao período de quarentena, o coordenador lembra que “não é possível fazeralgumas atividades de contato direto com os participantes, e eles não devem violar essas recomendações de isolamento do governo”. “Precisamos aguardar. E a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP tem nos orientado para que mantenhamos as reuniões ordinárias normais, sempre de forma virtual”, finaliza.

Informações sobre o CEP da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/comite-de-etica ou pelo telefone (16) 3301-7263.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI