202404250226

Notícias

Curso de Medicina da Uniara participa de projetos da Prefeitura que auxiliam idosos durante quarentena

Publicado em: 30/03/2020

Alunos e professores do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara estão participando de projetos da Prefeitura Municipal relacionados à solidariedade e à tentativa de contenção da pandemia de Covid-19, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“Foi uma parceria com a graduação, na qual os alunos se voluntariam justamente com a intenção de pouparem os idosos da saída de casa, de modo a manterem o isolamento social conforme as orientações das autoridades sanitárias de vigilância em saúde, e supri-los das necessidades mais básicas, como medicamentos, material para higiene e suprimentos alimentares”, explica a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Cynthia Arruda Mauro Piratelli.

Ela relata que, a partir do telefonema da Secretária da Saúde, Eliana Aparecida Mori Honain, “mobilizamos nossos estudantes por meio de conselheiros do Diretório Acadêmico para que se organizassem nessa rede de trabalho solidário”. “Hoje, estamos com as aulas suspensas para alunos da primeira à quarta série, eparte do internato também está suspenso, basicamente, por falta de equipamento de proteção individual para todos. Priorizamos manter em atividade aqueles do módulo 12, ou seja, os que estão perto de se formarem.A captação foi voluntária, principalmente com ênfase naqueles que estavam em Araraquara, pois assim teriam essa autonomia para a mobilidade e satisfação dos idosos em relação às suas necessidades”, diz.

Os estudantes de Medicinaparticipam das ações, “assim outros cursos na área da saúde, principalmente os que estão na cidade, desde que tenham equipamentos de proteção individual, que foram fornecidos pela Uniara, sendo que a Prefeitura Municipal também garante uma parte desse material”. “Os graduandos se dispõem a participar de um cadastro que a Prefeitura organiza e, a partir desse disso, ficam sabendo quais são os idosos que têm as necessidades mais prioritárias. Alimentos também são doados nessa campanha”, ressalta Cynthia.

Além dessa Rede de Solidariedade, a coordenadora menciona que os estudantes também estão participando do projeto de Ouvidoria da Prefeitura. “Nossos alunos também se voluntariaram para oferecerem seus celulares para receberem ligações de um 0800 criado pela Prefeitura, no qual atendem a população, de modo geral, com informações que obtiveram de um treinamento ou que lhessão passadas sobre a pandemia, e com medidas preventivas e educativas para que se evite a contaminação indiscriminada do vírus, além de atenderem demandas da população em geral. Também são alunos voluntários de primeira a quarta série, além dos internos que estão em Araraquara”, detalha.

Em outra frente, professores da graduação de Medicina da Uniara passaram a fazer parte de equipes, juntamente com médicos da Rede Básica Municipal de Saúde,para atendimentos domiciliares a idosos acima de setenta anos que apresentem síndrome gripal.“Na última semana, novamente por meio da Secretária da Saúde, tive a oportunidade de começar a solicitar e mobilizar preceptores e docentes do nosso curso, que realizam ambulatórios acadêmicos - para os quais a Uniara já destina o seu recurso humano para a comunidade araraquarense, sendo que infelizmente tivemos que suspender as atividades desses ambulatórios, mas aproveitamos esses médicos nos horários de seus ambulatórios acadêmicos para prestarem um serviço voluntário caso tivessem essa disponibilidade -, para ajudarem a integrar uma rede de apoio também”, explica Cynthia.

Ela informa que são equipes de saúde para atenderem todas as regiões de Araraquara, “com toda a frota da Prefeitura disponível para levar esses docentes, preceptores e médicos”. “Elesvão atender nos domicílios de idosos com síndrome gripal aguda, para quepossam fazer uma avaliação clínica geral e de risco, orientar esse público se deve continuarem casa, fazer recomendações gerais, como hidratação, controle da febre, repouso, ou se devem permanecer isolados, dentro de casa, ou ainda entrarem em quarentena se houver a suspeita de Covid-19. Se tiverem um agravo maior, devem ser orientados para procurarem a unidade básica de saúde ou de pronto atendimentopara que sejam mais bem avaliados”, aponta.

Para Cynthia, “são projetos de solidariedade incríveis, nos quais as pessoas se unem devido a necessidades coletivas nesse momento de pânico e disseminação de uma pandemia”. “Não somente nossa escola, mas também muitas iniciativas de outras escolas médicas estão acontecendo, e também com outros cursos da saúde. É um momento de muita reflexão e paciência em que nós todos - principalmente a universidade, no seu papel de multiplicador de opiniões e de exemplos educacionais, de assistência coletiva à saúde e ensino de qualidade - devemos mostrar essa expertise, não só por meio de conhecimento, mas também com perfis adequados e de atitude, e habilidades emocionais que, no caso, esses alunos que se voluntariam têm para trabalharem nessa rede de apoio, tanto para suprimento de situações materiais quanto morais, pensando no conforto dos idosos, na visita domiciliar e na alegria desses idosos de poderem receber estudantes de Medicina e de outros cursos e, mesmo no isolamento social, poderem compartilhar suas angústias, medos e vivências, e enxergar nesses estudantes um futuro mais próspero, que possa combater o pânico e o medo, e manter a alegria de viver”, finaliza.

Informações sobre as graduações da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI