mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Comportamentos e cuidados com os idosos em tempos de quarentena

Publicado em: 27/03/2020

Com a quarentena devido à pandemia do Covid-19, principalmente os idosos têm se comportado com mais ansiedade, de acordo com a professora do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira, “pois fazem parte do grupo de maior risco, tendo em vista as estatísticas de mortes a que temos tido acesso”.

“Muitos, ainda pela inquietude, não se informaram ou nem querem por terem passado por tantas situações nesses anos todos, e se consideram imunes. Outros, por estarem confinados, não aguentam isso e querem ganhar a rua, uma grande oportunidade, para eles, de se conectarem com as pessoas, com a vida”, explica a docente.

Ela ressalta, no entanto, que o importante é mantê-los em isolamento social, “algo muito ruim para essa faixa etária”. “Porém, essa é a melhor alternativa atualmente. Uma questão a ser considerada é a distância dos netos, o afeto de todos os avós. Devemos nos colocar no lugar deles e imaginar a grande alegria que é estarmos juntos dos seus descendentes. No entanto, é justamente a faixa etária menor que temos mais assintomáticos da doença.Quem tem recursos pode fazer uma conexão via internet, mas é importante nesse momento a não comunicação direta entre eles, pessoalmente”, reforça.

Em relação às atividades que podem ser feitas pelos idosos durante a quarentena, a sugestão de Ana Maria é que continuem com as de vida diária, na medida em que consigam. “Alguns só conseguem realizar suas atividades de autocuidado e podem precisar de ajuda de vizinhos, familiares e amigos para fazerem compras, por exemplo, afim de não se exporem mais. Há quem possa e consiga fazer mais e, na medida de suas condições, continue fazendo. Vale para todos: continuar se alimentando saudavelmente, realizar exercícios físicos, mesmo somente aqueles de alongamento, por exemplo, além de exercícios respiratórios, inspirando e expirando normalmente, em dois e depois três tempos, e manter contato com familiares e amigos à distância. Se for presencial, manter dois metros um do outro, e máxima higiene, principalmente a das mãos”, destaca.

Quanto aos asilos e aos idosos que possuem cuidadores domiciliares, as atividades são as mesmas, segundo Ana Maria. “Em relação a cuidadores, recomenda-se que evitem sair dolocal de trabalho e utilizem sempre máscaras cirúrgicas, trocando-as de duas em duas horas. Se não puderem dormir no seu local de trabalho,aconselha-se que, antes de terem contato com os idosos, quando vierem da rua, tomem um banho e troquem a roupa por outra que utilizem somente em contato com aqueles que cuidam, sempre com máscaras”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /