202404201130

Notícias

Pós-graduandos de Ribeirão Preto realizam pesquisas na área de psicologia, na Uniara

Publicado em: 11/03/2020

A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, abriu as portas para que a mestranda e o doutorando do Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo - USP de Ribeirão Preto, Edilaine Lilian Leticio e David Andrés Casilimas Díaz, realizem suas pesquisas de pós-graduação, na área de psicologia, com alunos e colaboradores da Uniara, de maneira voluntária.

Os interessados em participar dos estudos, voltados a tempo, memória e tato, devem se cadastrar no endereço https://dancadi89.wixsite.com/tempomemoriaetato, onde estão disponíveis detalhes sobre os trabalhos.

“O projeto estuda a percepção que as pessoas têm do tempo e a relação dela com outros processos cognitivos. Há muitos eventos na vida nos quais alteramos a percepção do tempo. O mais comum é quando você curte algo e sente que o tempo passa muito rapidamente; já quando se está entediado, passa muito devagar”, comenta Díaz.

Ele conta que, em seu estudo, irá trabalhar principalmente com estímulos físicos, sensoriais e táteis, e lembra que os participantes receberão certificados da USP que contam para horas de estágio.
Edilaine menciona que as duas pesquisas são relacionadas à parte cognitiva. “Entretanto, lido com estímulos auditivos e visuais. Será algo simples, com duração de cerca de vinte minutos, e quem participar precisará retornar no dia seguinte para outros dez minutos”, detalha.

A intenção, segundo ela, é ampliar o público-alvo. “Vamos começar com os alunos de Psicologia da Uniara, por ser um curso mais próximo à nossa área de estudo, mas não será necessário que sejam somente estudantes da graduação. Pelo contrário, é interessante que o público seja diverso, explorando diferentes habilidades”, diz.

Edilaine lembra que uma mesma pessoa pode participar das duas pesquisas, “porém, elas serão realizadas em dias e horários diferentes”. “Temos a intenção de avaliar ao menos 120 voluntários cada um”, aponta.

A chefe do Departamento de CHS da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, conta que a ideia de Edilaine e Díaz realizarem seus estudos na Universidade de Araraquara surgiu por meio do orientador de ambos os trabalhos, o professor José Lino Oliveira Bueno, “que participou do início do curso de Psicologia da instituição, e essa proximidade de anos possibilitou a oportunidade”. “Toda pesquisa científica tem valor imenso para avanços nas áreas. Assim, quando se colabora, contribui-se para que haja melhor entendimento e conhecimento mais aprofundado”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI