202404201131

Notícias

Professor de Publicidade da Uniara lança e-book sobre uso de marketing digital em eleições para vereador

Publicado em: 06/03/2020

O professor do curso de Publicidade e Propaganda e gestor de mídias sociais da Universidade de Araraquara – Uniara, Samuel Gatti Robles, é o autor do e-book “Vereador Digital: Como usar as redes sociais para atrair seguidores e conquistar votos”. A obra pode ser adquirida pelos links https://amzn.to/2IhvgXI ou https://sun.eduzz.com/319074.

“São quase setenta páginas nas quais é apresentada aos candidatos a vereador a melhor forma da construção de uma candidatura, tendo como principal recurso o marketing digital. Tanto os vídeos que produzo quanto o e-book têm como objetivo mostrar os primeiros passos de como começar a realizar isso. Não é uma obra definitiva ou um manual completo, mas ensina como fazer esse processo jeito correto, do ponto de vista do marketing digital”, explica Robles.

Ele comenta que “essa busca por ferramentas digitais para a divulgação de candidatura a vereador ou a qualquer cargo já acontece há um bom tempo”. “Acompanho eleições há quase vinte anos, mas foi em 2016 que começamos a ver os primeiros indícios de que poderíamos trabalhar a criação de campanhas eleitorais usando o marketing digital, porém, a legislação ainda não era tão clara, de modo que ainda não sabíamos o que, de fato, poderíamos fazer. Era na base de tentativa e erro, com receio de levar multa ou outro tipo de punição por parte dos órgãos legais”, relata.

O docente lembra que, em 2018, a lei foi consolidada. Vimos, nas eleições daquele ano, que o presidente eleito já havia usado bastante as redes sociais. Independentemente da posição política da pessoa, é inegável que ele fez bom uso desses recursos digitais para vencer. Tivemos a mini reforma eleitoral, que permitiu o uso dos meios digitais para se fazer campanhas. Foi nesse contexto que entrei: como tenho mais de dez anos de experiência na área digital, uni esse conhecimento com as eleições. Desde 2019, trabalho com vídeos de conteúdos educativos para quem pretende se candidatar, de maneira que o trabalho é auxiliar o candidato a vereador, que geralmente é o ponto mais fraco de uma eleição, o que menos recebe recurso”, diz.

Em 2016, o e-book era menor, de acordo com Robles, com quinze páginas, “quando já trabalhei com essa proposta, embora não tivesse tudo muito definido no cenário eleitoral do ponto de vista da atuação do marketing digital”. “Você pode usar as redes sociais com tranquilidade no período pré-eleitoral, sem dizer que é candidato. Hoje, a nova legislação permite dizer que é um pré-candidato. Então, usar as redes sociais para se fazer conhecido é a principal forma de divulgação. Assim, você começa a construir seu nome antes das eleições para que, durante o período eleitoral, não tenha a necessidade de se apresentar. As pessoas conhecerão você, que se colocará à disposição como candidato a vereador”, finaliza.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI