202404230848

Notícias

Proposta de modelo de negócio para micro e pequenas empresas de biotecnologia é tema de tese de doutorado, na Uniara

Publicado em: 05/03/2020

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Andrey Pelicer Tarichi, que concluiu seu doutorado recentemente, desenvolveu como tese a “Proposta de um modelo de negócio para micro e pequenas empresas de biotecnologia”, sob orientação da professora Creusa Sayuri Tahara Amaral.

“Modelo de negócio é como a empresa cria valor, entrega-o ao cliente e ganha dinheiro com isso. Assim, os empreendedores da área poderão conhecer quais são os elementos necessários para a abertura da empresa, até o momento em que ela se estabelece no mercado - saber sobre marketing, finanças, recursos humanos etc”, explica Tarichi.

Ele comenta que as micro e pequenas empresas são geradoras de mais de 54% dos empregos com carteira assinada no Brasil. “Dessa forma, o modelo ajudará na criação e na sobrevivência dessas empresas no mercado de trabalho. Além disso, as de biotecnologia são geradoras de produtos e serviços de alta tecnologia, o que pode gerar melhor qualidade de vida para a população como um todo”, destaca.

Sayuri esclarece que o processo de criação de uma empresa “não é trivial, pois envolve diversos fatores que influenciam no risco de fracasso do negócio”. “A tese de Andrey apresentou uma proposta de modelo de negócio que buscou descrever, em três etapas, todas as atividades que devem ser analisadas desde a abertura da empresa até sua consolidação”, reforça.

A relevância social do trabalho está associada, de acordo com a orientadora, “à aplicação do modelo, disponível, sem custos e aberto para qualquer empresa que necessite de um apoio para sua estruturação”. “Temos a intenção de disponibilizar o modelo no site da Uniara, dentro de uma área destinada a apoiar o empreendedorismo”, revela a docente.

O empenho de Tarichi em sua pesquisa é elogiado por Sayuri. “O desenvolvimento de uma tese de doutorado não é tarefa simples e requer muita dedicação e estudo. Andrey foi aluno do PPG em Engenharia de Produção da Uniara, mas tem formação muito diferente daquela do seu tema de estudo no doutorado. Isso exigiu um esforço ainda maior para o desenvolvimento do trabalho”, relembra a professora.

Sayuri lembra que o PPGB-MRQM da instituição “tem buscado o desenvolvimento de pesquisas que tenham potencial de mercado, ou seja, que sejam utilizadas pela sociedade”. “A área de Gestão da Inovação em Biotecnologia tem o papel de desenvolver ferramentas para tornar a universidade não somente uma fonte de geração de conhecimentos, mas também de novos negócios e empresas”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI