202404240140

Notícias

Ligas acadêmicas do curso de Medicina da Uniara participam do Dia da Saúde da Mulher

Publicado em: 04/03/2020

A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher – LASAM e a Liga Acadêmica de Cardiologia – LACARD, do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, participarão do “Dia da Saúde da Mulher”, promovido pelo Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher, ligado à Secretaria Municipal de Saúde. O evento será realizado no dia 9 de março, a partir das 9h, no Ambulatório (avenida Osório, 184, no Centro).

“O projeto de extensão é da prefeitura. Nossa Liga foi convidada para falar sobre assuntos pertinentes, como câncer de mama e de colo de útero, métodos preservativos etc. Os alunos serão divididos em seis tendas, nas quais cada uma abordará um assunto. Estaremos disponíveis para sanar dúvidas, juntamente com enfermeiras e médicos. Ensinaremos as mulheres a realizarem o autoexame de mama, abordaremos métodos preventivos e também faremos teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis – DSTs como sífilis e HIV”, explica a presidente da LASAM, Marina Trevizan Lozano.

Ela conta que a Liga convidou a LACARD “para abordar assuntos como hipertensão e diabetes gestacional, e para fazer a triagem de pacientes que desejarem ter a pressão arterial aferida ou fazer testes de glicemia etc”.

A importância da atividadebit.ly/38pNroO, de acordo com Marina, “é alertar todas as mulheres para os fatores de risco e os principais sintomas, e mostrar como, apenas com a clínica, podem perceber alguma alteração no seu corpo, seja ela manifestada como uma patologia de mama benigna ou um câncer”. “É a importância de um diagnóstico precoce, que alterará o prognóstico da doença”, ressalta. 

O convite para a participação da LASAM foi feito pelo professor do curso de Medicina da Uniara, médico mastologista e responsável técnico pelo Ambulatório, Wellington Lombardi. “É importantíssima a participação das ligas acadêmicas como projeto de extensão científica, pois aproxima e aprimora o contato dos alunos com as pacientes, por meio da assistência na orientação de diversos assuntos relacionados à saúde feminina, tais como prevenção do câncer de colo uterino, autoexame das mamas, planejamento familiar, prevenção das DSTs etc. É uma forma de associar o ensino à assistência comunitária e de estimular cada vez mais a formação acadêmica dos nossos estudantes”, declara o docente.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br. Detalhes sobre o “Dia da Mulher” estão disponíveis no link https://bit.ly/38pNroO.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI