202404252135

Notícias

Recém-formados em Design Digital da Uniara desenvolvem kit de ferramentas para estimular a criatividade

Publicado em: 20/02/2020

Os recém-formados do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Késsyn Thayna Ribeiro Rufino e Aaron Gabriel Vulcano de Campos, apresentaram um kit de ferramentas para criação de peças artísticas como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação da professora Adeline Gil e coorientação das docentes Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto e Fernanda Ribeiro.

O nome do projeto é “Kombine Kit – Um toolkit para criar”. “Consiste em um toolkit - conjunto de ferramentas facilitadoras de um processo - destinado àqueles que trabalham na área de criação, facilitando o desenvolvimento de ideias na hora de criar uma peça artística. O toolkit também se mostra eficiente para exercitar a criatividade de pessoas que não fazem parte da área”, explica a dupla.

Os egressos detalham que o toolkit é composto por três materiais: cartas com paletas de cores, cartões com temas e fichas com ícones. “O usuário deve retirar uma carta, um cartão e uma ficha para, a partir deles, desenvolver uma peça artística à sua escolha, sendo um desenho, uma colagem ou até mesmo esculturas. Para a apresentação final, conseguimos produzir todos os materiais que compõem o toolkit, com exceção da caixa onde ele seria armazenado e, após a finalização do projeto, concluímos que o recurso é eficaz ao objetivo proposto, além de fazer uso de diversos conceitos de design aprendidos no decorrer da graduação”, destacam.

Em relação à relevância social do projeto, Késsyn e Campos comentam que a área de criação demanda grande esforço de seus profissionais, “e muitas vezes eles se deparam com momentos nos quais as ideias parecem não fluir”. “Com um toolkit como o que desenvolvemos, o processo de criação torna-se mais fácil em ocasiões como essa, ajudando-os na formulação de novas ideias e materiais. O toolkit ainda mostra-se relevante para as pessoas que apenas querem praticar sua capacidade criativa, visto que esse processo é essencial em qualquer área”, dizem.

Até o momento, o toolkit “é apenas um modelo físico, no entanto, os interessados podem entrar em contato pelo link https://bit.ly/2P7s3Oo, que disponibilizaremos esse material, de forma digital”.

O projeto surgiu um ano antes, na disciplina “Filosofia do Design e Prática Profissional”, ministrada por Adeline. “No âmbito da disciplina, os toolkits foram abordados como conjuntos de ferramentas gerativas, capazes de facilitarem o processo de cocriação. Eles geralmente são criados por designers e utilizados em processos de criação colaborativos, que envolvam usuários e outras partes interessadas em um dado projeto. No caso, o toolkit criado por esses ex-alunos tem o potencial de se tornar uma ferramenta educativa, a ser utilizada em escolas, por exemplo”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI