202404251226

Notícias

Dia do Esportista: conscientização sobre a importância das práticas esportivas

Publicado em: 17/02/2020

Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, é comemorado o “Dia do Esportista”, data marcada para a conscientização sobre a importância das práticas esportivas. O professor do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Fábio Tadeu Reina, faz uma definição sobre o que é o esporte, além de mencionar números do Brasil e deixar recomendações em relação ao tema.

“Conceitualmente, esporte é o desenvolvimento de gestos motores especializados, determinados culturalmente em uma sociedade devida. É organizado, planejado e aplicado baseado em regras próprias, com entidades responsáveis tais como federação e ligas. É desenvolvido sob a perspectiva da performance, do lazer, educacional e da saúde”, explica o docente.

No Brasil, a quantidade de esportistas é pequena, segundo dados apontados pelo professor. “Menos de 40% dos brasileiros costumam praticar algum tipo de esporte ou atividade física, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad de 2015, sendo que o esporte mais praticado é o futebol, com 39,3% das respostas. Entre as atividades, a caminhada é a mais praticada, por 49,1%”, detalha.

Ainda em relação ao país, Reina menciona, como esportes menos praticados e que não são tão tradicionais, o badmington, o hóquei na grama, o punho ball e o salto sobre o trampolim, dentre outros.
Independentemente de qual seja a modalidade, no entanto, o professor salienta que é preciso sempre procurar um especialista antes de começar qualquer atividade, “principalmente para preparação física, técnica e tática”.

O “Dia do Esportista” não passa em branco na graduação da Uniara. “Sempre fazemos menção às datas comemorativas ligadas à nossa área de atuação”. “Cada professor, em sua aula, faz alusão, levando os alunos a uma reflexão sobre a data em questão, e salienta seus valores cognitivos, afetivos e motores proporcionados com as práticas esportivas”, diz.

Como mensagem relacionada ao dia comemorativo, ele recomenda “que as pessoas procurem a prática esportiva como condição de uma grande reunião social, para explicitarem valores de afetividade e manutenção da homeostase dos vários sistemas fisiológicos”.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI