202404241454

Notícias

Professora de Medicina Veterinária da Uniara inicia projeto de terapia assistida por animais no Lar São Francisco de Assis

Publicado em: 14/02/2020

A professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, Karina Castagnolli Martins, dará início oficial ao projeto de extensão “Terapia Assistida por Animais - TAA”, a partir desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, no período da tarde, no Lar São Francisco de Assis. Um teste piloto foi realizado na manhã desta quinta, dia 13, sob supervisão da terapeuta ocupacional do local, Pamela Cristina Brumatti.

“A ATT, quando realizada com o uso de cães, é denominada cinoterapia, palavra de origem grega na qual Cino significa ‘cão’. As terapias serão realizadas às segundas e quartas-feiras, com a participação de alunos da graduação. Os idosos do Lar têm problemas de autoestima, ansiedade e tristeza grandes, e o contato com animais melhora muito esse quadro. Nós já fazíamos visitas a asilos aos sábados, com cachorros que entravam nos quartos de seus moradores, mas alguns não gostavam. Assim, modificamos o projeto e pensamos em terapia assistida por animais, e Pâmela concordou em executarmos a atividade lá”, explica Karina.

Ela conta que os cães estão passando por treinamento com a adestradora Monique Andrade de Mattos, “para que estimulem os movimentos de braços e pernas dos idosos por meio dessa interação”. “Agora, os interessados já vão ao pátio para aguardarem os cachorros”, conta a docente.

Como destaque no teste piloto, a professora menciona que um dos moradores, portador de Alzheimer, tem um comportamento agressivo, “mas com o cachorro, ele ficou extremamente dócil, acariciou-o, coloco-o em seu colo e lembrou de seu passado”. “Pâmela ficou admirada porque não esperava uma resposta tão rápida. Ele se transformou com o cachorro”, relata Karina, finalizando: “o projeto, inicialmente, será realizado no Lar São Francisco de Assis, porém, a intenção é expandi-lo para outros locais futuramente”.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI