202403290617

Notícias

Professor de Engenharia Elétrica da Uniara ministra curso na Bolívia

Publicado em: 13/02/2020

Em janeiro, o professor da graduação de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, Francisco Javier Triveño Vargas, ministrou o curso “Reguladores de Tensión y Frecuencia en Sistemas de Potencia con MATLAB y Simulink” na Universidade Privada Boliviana, na cidade de La Paz, na Bolívia.

“O curso foi voltado a reguladores de tensão e velocidade em unidades geradoras convencionais, sejam hidráulicas ou, por exemplo, de ciclos combinados, ou geradores de energia elétrica a vapor. Essas regulações têm duas malhas – uma de tensão e outra de velocidade -, sendo a segunda proporcional à frequência da rede. No Brasil, por exemplo, é de 60Hz, e na Bolívia, de 50Hz, e isso está relacionado ao giro do eixo da turbina geradora”, explica o docente.

Em relação à tensão, “é a de bornes do gerador, que depois vai para as linhas de transmissão”. “Vale a pena ressaltar que, no curso, todo o efeito foi baseado em simulação, e a atividade foi elaborada para fazer uso das ferramentas. Os alunos viram a matemática aplicada, ou seja, onde são usadas as derivadas, integrais, equações diferenciais e toda a bagagem quando se faz engenharia. Foi uma aplicação real”, ressalta.

O curso, de acordo com Vargas, totalizou vinte horas de duração, ministrado entre os dias 13 e 17 de janeiro. “Os participantes ficaram muito contentes e, agora, existe a possibilidade de eu ministrá-lo mais uma vez neste ou no próximo ano, em outras esferas de nível nacional, na Bolívia. Também penso em propor o curso no Brasil”, revela.

Informações sobre a graduação de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI