202403280653

Notícias

Aluno da Uniara é contemplado com bolsa por estudo sobre digestibilidade de rações prebióticas em animais

Publicado em: 05/02/2020

O estudante do quarto ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, João Victor Carvalho Constantini, foi contemplado com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular – FUNADESP pelo estudo “Efeito de rações comerciais prebióticas e simbióticas na digestibilidade e escore de fezes de cães idosos”, orientado pela professora Aline Buda dos Santos Vaz e coorientado pelos docentes Katia Sivieri e Guilherme Gorni Rossi.

“A pesquisa tem como objetivo principal avaliar os efeitos de rações comerciais prebióticas e simbióticas sobre a digestibilidade e escore de fezes de cães idosos. Os probióticos são definidos como aditivos alimentares que contêm microrganismos vivos que afetam positivamente e beneficiam o hospedeiro, e que equilibram a microbiota intestinal. Já os prebióticos são considerados ingredientes não digestíveis que estimulam o crescimento e/ou a atividade de um limitado número de microorganismos capazes de proporcionar um ambiente intestinal saudável ao hospedeiro, impedindo o crescimento de patogênicos”, detalha Aline.

Ela comenta que, “normalmente, os probióticos e prebióticos favorecem a digestão dos alimentos, o que melhora as características das fezes e pode até melhorar a imunidade do animal”.

O estudo já está em andamento, porém, ainda não há resultados, de acordo com a orientadora. “Com a escassez de pesquisas sobre o desenvolvimento do uso de probióticos na medicina veterinária, a seleção desse aditivo alimentar para a prevenção ou tratamento de doenças é problemática. Nesse sentido, o projeto tem um caráter promissor e inovador, uma vez que abrirá novos caminhos para o desenvolvimento de alternativas de rações funcionais e, consequentemente, para melhorar a saúde de animais de estimação”, destaca.

Aline aproveita para mencionar que Constantini “sempre foi um aluno muito empenhado”. “Ele se dedica muito à graduação, por meio de estudos extracurriculares, estágios e participação em congressos, com apresentação de trabalhos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI