202404252031

Notícias

Trabalho de formanda de Ciências Econômicas da Uniara é premiado pela originalidade do tema, em congresso da universidade

Publicado em: 27/01/2020

A formanda do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda Gomes, analisou “O impacto da muda pré-brotada nos custos de produção de cana-de-açúcar”, trabalho que lhe rendeu um prêmio, na categoria “Originalidade do tema”, no XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado no final de 2019, nas unidades I e IV da universidade.

“O estudo, já finalizado, apontou como conclusão que a muda pré-brotada de cana-de-açúcar apresenta benefícios para finalidade multiplicadora, uma vez que, para plantio em massa, quando levada ao campo, efetivamente, uma planta, houve grande sensibilidade em relação aos fatores climáticos. Diante dos altos custos dos insumos sintéticos e das incertezas climáticas, é de extrema importância ter meios de multiplicação de variedades com garantias de sanidade das mudas”, ressalta a estudante.

O estudo foi orientado pela professora Helena Carvalho De Lorenzo. “A Amanda sempre foi uma excelente aluna. No começo de 2019, ela sugeriu esse tema para sua monografia que, desde o início, pareceu-me muito interessante, de modo que procurei incentivá-la”, comenta a docente.

Ela conta que a estudante trabalha em uma grande fazenda de Guariba, cujo proprietário, Roberto Rodrigues, “tem uma visão muito inovadora do processo agrícola, além de uma preocupação ambiental diferenciada em relação àquelas pessoas que plantam cana-de-açúcar ou laranja, por exemplo”. “Dentre as atividades, ele faz inúmeros experimentos por meio de um departamento de inovação e tecnologia, e um deles é referente à questão da muda pré-brotada”, diz.

Para o plantio tradicional de cana, Helena explica que um pedaço é cortado e plantado na terra para brotar. “A muda pré-brotada é uma proposta diferente, na qual ela é trabalhada no laboratório e, posteriormente, plantada em saquinhos, como se fossem pés de laranja ou limão. Rodrigues trabalha com a qualidade do DNA da planta. É um processo com o qual lida há cinco ou seis anos, então, tem experiência no plantio e na colheita da muda pré-brotada”, aponta.

A orientadora menciona que, “ao que tudo indica, essa muda, até o momento, tem mostrado uma eficiência muito grande em termos da quantidade de sacarose, nos primeiros anos – posteriormente são estudadas as quantidades de sacarose e o tempo de durabilidade da muda pré-brotada e da muda tradicional, com algumas vantagens e desvantagens no uso da primeira”. “Não dá para dizer que é uma inovação totalmente vantajosa sobre a outra, mas é um estudo sobre inovação no agronegócio, na agricultura da cana-de-açúcar, que está em andamento, e a Amanda mostra dados muito interessantes”, finaliza.

Informações sobre o curso de Ciências Econômicas da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI