202404200737

Notícias

Aluna do mestrado em Engenharia de Produção da Uniara estuda tratamento de custos de empresa de produção conjunta

Publicado em: 22/01/2020

O trabalho da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Sandra Regina Cosin da Silva, intitulado “Métodos de custeio para produção conjunta: o caso do processamento industrial do palmito pupunha”, foi um dos premiados, na categoria “Originalidade do tema”, no XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado no final de 2019, nas unidades I e IV da universidade.

“O estudo foi motivado diante das dificuldades enfrentadas no tratamento dos custos, por uma indústria processadora de palmito pupunha. Essa dificuldade ocorre devido ao fato de que, nesse processo de produção, a mesma matéria-prima gera, necessariamente, diversos produtos, configurando o que se chama de produção conjunta. Foram analisados quatro métodos e concluiu-se pela indicação do ‘Método do Valor de Mercado’, por se apresentar como o mais adequado e praticado pelas indústrias nas quais ocorre a produção conjunta”, explica Sandra.

Ela menciona que o projeto, envolvendo a parte teórica sobre métodos de custeio para produção conjunta, já está finalizado. “A partir das discussões, foi possível concluir que é grande a relevância de pesquisas em empresas desse e de outros segmentos, sujeitas à produção conjunta”, diz.

O trabalho, de acordo com Sandra, “além de contribuir por meio da geração de informações para a gestão de custos dos diversos segmentos industriais sujeitos à produção conjunta, que é o caso de agroindústrias, atende à demanda crescente de um setor – de processamento de palmito pupunha – e que estimula a produção de matéria-prima, cumprindo os requisitos de preservação ambiental”.

O estudo foi orientado pelo professor José Camilo Barbosa e contou com a colaboração da professora Vera Mariza Henriques de Miranda Costa. “O trabalho responde qual sistema de custeio melhor se adequa ao processo industrial de uma classe de produção conjunta. Uma especial atenção é voltada à industrialização do palmito pupunha em conserva. Os resultados do trabalho devem contribuir tanto para o setor industrial, que hoje ainda atua de forma artesanal e pouco sistemática, quanto para o meio acadêmico, que carece, por exemplo, de artigos publicados sobre o assunto”, destaca Barbosa.

Ele finaliza dizendo que “a premiação recebida é resultado do desenvolvido de um belo trabalho que Sandra tem realizado, com muita dedicação e engajamento”.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas pelos telefones (16) 3301-7338 e (16) 3301-7341, ou pelos e-mails mestradoengenharia@uniara.com.br e lpoliveira@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI