Notícias
Aluna da Uniara estuda produção de membranas de celulose bacteriana a partir de resíduos agroindustriais
Publicado em: 21/01/2020
A estudante do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Luiza Ramos de Castro, estudou a “Utilização de resíduos agroindustriais como fonte alternativa de nutrientes para produção de membranas de celulose bacteriana” e teve seu trabalho premiado, na categoria “Qualidade acadêmica e dados de pesquisa”, no XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado no final de 2019, nas unidades I e IV da universidade.
“A celulose é o biopolímero mais abundante da natureza, existente em plantas - celulose vegetal - e possível de ser sintetizada por bactérias - celulose bacteriana - CB. O projeto realizado teve como objetivo produzir CB por meio de fontes alternativas de nutrientes para as bactérias produtoras de celulose, visando à reutilização de restos de frutas e legumes descartados, sendo que produzem mais lixo para o meio ambiente. Além desse fator, existe a questão da diminuição dos custos de produção, que são altos, pois a matéria-prima de produção de CB como a frutose, em escala comercial, é inviável economicamente”, explica Ana Luiza.
Ela menciona que a celulose bacteriana apresenta diversas aplicações, “que vão desde a produção de chás e de tecidos, até a utilização na área médica, como substituição de pele para queimados e revestimento de stents”. “Logo, a otimização da produção de CB utilizando resíduos agroindustriais iria auxiliar não só na maior aplicação de polímero na área médica - e podem ser estudadas outras aplicações possíveis -, mas também na redução de lixo orgânico descartado”, destaca.
O estudo, de acordo com a aluna, continua sendo realizado pela mestranda Caroline Yamada, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, sob orientação do professor Wilton Rogério Lustri, líder do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA, do qual Ana Luiza foi integrante, e do Laboratório de Celulose Bacteriana e Química Medicinal - CBQUIM da Uniara.
Lustri também foi o orientador do projeto de Ana Luiza, coorientado pela professora Silmara Cristina Lazarini Frajácomo, doutoranda do PPGB-MRQM. “O trabalho apresentou resultados satisfatórios para a produção de celulose bacteriana. O estudo constitui uma das linhas de pesquisa do Laboratório de CBQUIM, iniciada em 2013, e se encontra em plena atividade com a execução do projeto intitulado ‘Utilização de resíduos hortifrúti, aplicação de pressões seletivas e modificações genéticas em bactérias do gênero Komagataeibacter para a produção de celulose bacteriana’, de Caroline Yamada, com resultados promissores em relação à utilização dos resíduos, com novas técnicas de extração e processamento que resultaram no maior aproveitamento nutricional desses resíduos, com diminuição do impacto ambiental e dos custos de produção de membranas de celulose bacteriana, que constitui um biomaterial de grande interesse industrial e biomédico”, reforça Lustri.
Ana Luiza aproveita para “expressar o quão importante é uma Iniciação Científica - IC, independentemente da área do acadêmico”. “É por meio da IC que conseguimos aprimorar nossos conhecimentos, aprender com outros cursos, ‘sair da caixinha’ do que achamos que podemos fazer, e realmente fazer além das expectativas. Sou grata ao meu orientador e à minha coorientadora pela oportunidade de aprender coisas novas e pela ajuda durante os dois anos em que estive no QUIMMERA. O trabalho em equipe foi essencial para execução do projeto”, finaliza.
Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 16/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 16/10/2026 - XXI Jornada de Fisioterapia da Uniara é sucesso ;
- 16/10/2026 - Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica ;
- 16/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco a partir desta segunda, dia 19;
- 16/10/2026 - Pedagogia da Uniara finaliza o projeto roda de conversa com gestores da educação ;
- 16/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica a partir desta segunda, dia 19;
- 15/10/2026 - Uniara realiza City Tour com acompanhantes dos vestibulandos de Medicina;
- 15/10/2026 - Grupo de Medicina Veterinária da Uniara promove o III Simpósio Online de Medicina Integrativa;
- 15/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove segundo curso de capacitação para professores da rede estadual;
- 14/10/2026 - Biotecnologia da Uniara reúne pesquisadores no I Workshop Interno de Controle Biológico ;
- 09/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara apresenta trabalhos no Congresso Brazilian Materials Research Society ;
- 09/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestra sobre ateliê de cerâmica e expressão artística;
- 09/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 09/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara está entre os cientistas mais influentes do mundo pelo quinto ano consecutivo;
- 08/10/2026 - Parceiros da Escola da Uniara recebe alunos do ensino fundamental ;
- 08/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestras sobre práticas em contextos não escolares;
- 08/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove seminário geral sobre Terapia Celular na Medicina Veterinária nesta sexta, dia 9;
- 08/10/2026 - Docente e alunos de Enfermagem da Uniara realizam palestra e atividade para funcionários do SESI Matão;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




