202404270044

Notícias

Estudo de formandos de Nutrição da Uniara analisa qualidade da alimentação de gestantes

Publicado em: 17/01/2020

Um estudo sobre alimentação de gestantes, desenvolvido pelos formandos do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Carolina da Silva de Oliveira, Bianca Mayara Pereira e Luiz Augusto Abrantes, foi um dos premiados, na categoria “Qualidade acadêmica e dados de pesquisa”, no XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado em novembro de 2019, nas unidades I e IV da universidade.

O trabalho é intitulado “Densidade energética total e composição dos macronutrientes na dieta de gestantes”. Carolina conta, em nome do grupo, que o estudo, executado por meio de entrevistas, “foi sobre a alimentação das gestantes, com a verificação da quantidade e da qualidade dos macronutrientes” de diversos tipos de alimentos consumidos por elas no período.

“A quantidade e a qualidade das refeições foram verificadas por meio de um recordatório de 24 horas, que é um questionário no qual a pessoa nos conta tudo o que comeu no dia anterior ao da entrevista. Foram realizados dois recordatórios, no segundo e terceiro trimestres da gestação, e esses questionários foram quantificados por meio de um programa da área de nutrição chamado Avanutri”, explica a estudante.

Como conclusão, os resultados apontaram, segundo Carolina, que “as gestantes participantes do estudo consumiram a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gorduras totais; o consumo de fibras totais foi muito abaixo do desejado, e o de sódio estava muito acima; o colesterol foi consumido dentro do ideal, e as calorias variaram muito entre os trimestres, em quantidade”. “Todos os alimentos estudados foram comparados com a Dietary Reference Intakes - DRI, que apresenta as necessidades alimentares de cada grupo etário. Com essas informações, vimos como as gestantes do estudo estavam se alimentando e, dessa forma, pudemos pontuar com mais precisão suas necessidades e ajudá-las a melhorarem sua alimentação, visando à melhor qualidade de vida da mãe e do bebê”, destaca.

A formanda lembra que “uma alimentação balanceada e de qualidade pode evitar muitas doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias”.

O trabalho foi orientado pela professora Rita de Cássia Pereira Garcia. “Foi um trabalho importante, pois é preciso saber o que a futura mãe come, em diferentes períodos da gestação, e que esteja orientada, já que é comum gestantes nem sempre terem ideia de que o consumo de comida em suas rotinas, quando não saudáveis, pode prejudicá-las, sendo que comer saudavelmente é fundamental nesse momento”, ressalta a docente.

Ela conta que ficou contente por ter sido a orientadora de Carolina, Bianca e Abrantes. “Dois deles são de outras cidades e precisaram vir a Araraquara várias vezes de manhã para entrevistarem as gestantes. Depois, passaram o dia na cidade até o horário das aulas do curso de Nutrição, que é noturno. A dedicação foi muito grande. Que em 2020, muitos outros venham com essa vontade de trabalhar, e eu, como professora, fico contente pela premiação no CIC, o que mostra que estamos no caminho certo”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI