202404270223

Notícias

Aluna de Biomedicina da Uniara estuda atividade antioxidante de extrato obtido a partir de pinheiro

Publicado em: 17/01/2020

A “Pesquisa da Atividade Antioxidante do Picnogenol”, desenvolvida pela aluna do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Thaís Bianca Barrere, foi premiada, na categoria “Qualidade acadêmica e dados de pesquisa”, no XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado em novembro de 2019, nas unidades I e IV da universidade.

“Picnogenol é o nome comercial dado ao extrato obtido a partir de um pinheiro chamado Pinus pinaster, que possui várias ações benéficas sobre o sistema biológico, de modo que pode ser utilizado na prevenção de doenças crônicas como Diabetes Mellitus, hipertensão e obesidade; no tratamento do melasma, e como suplemento dietético. Os objetivos do trabalho foram avaliar os efeitos do Picnogenol sobre as espécies reativas de oxigênio e a enzima mieloperoxidase, além de pesquisar a atividade antioxidante desse extrato”, explica a estudante.

O trabalho, já finalizado, foi orientado pela professora Miriane da Costa Gileno, que esclarece que espécies reativas de oxigênio “são formas de oxigênio mais reativas, ou seja, são mais fáceis de reagirem com outras substâncias e podem causar danos teciduais e em membranas”. “Por outro lado, também combatem o agente que causa infecções”, lembra a docente.

Thaís relata que, após a realização do estudo, “foi possível concluir que o Picnogenol possui atividade antioxidante, sendo capaz de eliminar as espécies reativas de oxigênio que, quando em excesso, danificam lipídios, proteínas e DNA, o que inibe sua função normal e leva ao desenvolvimento de doenças crônicas”. “Além disso, foi confirmada a capacidade do Picnogenol de inibir a atividade da mieloperoxidase, uma vez que essa enzima participa da produção das espécies reativas de oxigênio e da formação da placa de ateroma, que leva à aterosclerose”, aponta.

Miriane reforça que o Picnogenol tem várias funções benéficas para o organismo e efeito antioxidante, e alerta que a mieloperoxidase “foi relacionada a vários processos patológicos como câncer, doenças renais e cardiovasculares, principalmente a aterosclerose”. “No nosso trabalho, demonstramos que o extrato inibe a atividade da mieloperoxidase, mas ainda são necessários mais estudos”, ressalta a orientadora.

Thaís também menciona que a mieloperoxidase participa da produção do ácido hipocloroso, “uma espécie reativa de oxigênio considerada citotóxica que favorece os danos teciduais e está envolvida com a formação da placa de ateroma”. “O Picnogenol, sendo capaz de eliminar as espécies reativas de oxigênio e de inibir a mieloperoxidase, torna-se um agente terapêutico promissor contra as doenças cardiovasculares”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI