202404250545

Notícias

Docente da Uniara é coautor de estudos no setor sucroalcooleiro, publicados em revistas especializadas

Publicado em: 16/01/2020

O professor do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Adhemar Ronquim Filho, e o consultor administrativo, Geraldo José Ferraresi de Araujo, são autores de artigos publicados na Revista Científica “ANAP Brasil” e na Revista Eletrônica de Agronegócio – REAGRO. Ambos os conteúdos podem ser acessados e baixados gratuitamente nos links https://bit.ly/2NvXNvQ e https://bit.ly/2QWmJ1I, respectivamente.

“Foram estudos desenvolvidos no setor sucroalcooleiro, visto que minhas pesquisas estão relacionadas ao agronegócio, em suas várias vertentes”, explica Ronquim Filho.

Um artigo é intitulado “Joint ventures no setor sucroenergético e ganhos socioambientais: Um estudo exploratório”. “Estudamos a importância de constituição de joint ventures - em linhas gerais, são a junção de duas empresas nacionais ou internacionais para um fim específico - para o setor sucroenergético, seja para os ganhos econômicos ou para a sustentabilidade, e concluímos que vem apresentando experiências válidas no Brasil”, aponta o docente.

O segundo artigo tem o título de “A utilização do bagaço de cana-de-açúcar para a geração de energia elétrica: o estudo de caso em uma usina sucroenergética de grande porte”. “Nele, focou-se na importância da biomassa como fonte energética, ou seja, na cogeração a partir da cana-de-açúcar, o que resta é uma oportunidade rentável e ambientalmente adequada para as empresas do setor. Estudamos o caso de uma, especificamente, mas é uma válida experiência para o setor. No que tange à biomassa como fonte energética e o setor sucroenergético em si, trata-se de minha tese de doutorado em Administração de Organizações na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEA-RP/USP, orientada pela professora Luciana Oranges Cezarino”, detalha Ronquim Filho.

Ele destaca que “o setor sucroenergético e o agronegócio, como um todo, são fundamentais para o crescimento da economia”. “Não se tratam apenas de vantagens econômicas, mas também da sustentabilidade que advém desse ramo, o que gera uma junção indispensável para o desenvolvimento do Brasil”, finaliza.

Informações sobre o curso de Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI