202404230610

Notícias

TCC analisa inserção de egressos de Odontologia da Uniara no mercado

Publicado em: 09/01/2020

A formanda do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Maria Rodrigues Segura da Silva, deu continuidade a uma pesquisa de duas ex-alunas da graduação, Larissa Brizolari Vieira e a Thais de Paula Capparelli, formadas em 2018, e apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação da professora Patrícia Aleixo dos Santos Domingos, um estudo sobre a inserção dos egressos do curso da instituição no mercado de trabalho.

O trabalho é intitulado “Mercado de Trabalho: Inserção do Cirurgião-Dentista formado na Universidade de Araraquara – Uniara”. “O estudo analisou essa inserção dos formados entre 2007 e 2017, com o objetivo de traçar o perfil profissional e avaliar a sua satisfação em relação ao mercado de trabalho”, explica Maria.

Ela conta que foram contatados 510 egressos formados nesse período para que tivessem conhecimento da pesquisa, “e foram convidados a participarem voluntariamente na aplicação do questionário sobre sua inserção no mercado”. “O formulário elaborado no Google Forms era composto por 36 questões sobre características sócio demográficas - idade, gênero, estado civil, número de filhos, naturalidade, cidade onde reside -, formação, atuação profissional, aspectos financeiros e satisfação profissional. Com os dados coletados, o próprio Google Forms gerou a análise descritiva, por meio da distribuição de frequência e apresentação dos resultados em gráficos”, relata.

Foram obtidos, de acordo com a aluna, 104 questionários respondidos. “Os resultados mostraram que a maioria dos egressos era formada por jovens entre 22 e 24 anos, mulheres, solteiras, que se inseriram no mercado com menos de três meses após a formatura. Grande parte realizou curso de pós-graduação por identificação com a área, necessidade de complementação técnica e teórica e necessidade de titulação. A maioria exerce a profissão na rede privada, com jornada de trabalho de oito a dez horas diárias e renda de R$3.000,00 a R$4.500,00”, detalha.

Maria também menciona que, “questionados sobre a possibilidade de o curso de Odontologia da Uniara ter preparado o aluno para atuar no mercado de trabalho com profissionalismo, conhecimento, competência, habilidade e criatividade, verificou-se que a maioria - 29,8% e 40,4% - respondeu ser bom ou muito bom, respectivamente, e 19,2% classificou como ótimo”. “Finalmente, os egressos se mostraram satisfeitos tanto com a formação obtida na universidade quanto com o exercício da Odontologia e escolheriam essa profissão novamente”, destaca.

Patrícia, que orientou o estudo, comenta que, “em termos de relevância social desse TCC, esses resultados não só podem servir para a universidade como forma de avaliação de ensino do que está sendo transmitido aos seus estudantes e de que maneira estamos conseguindo formá-los, como também, se extrapolarmos isso para todos os formandos de Odontologia de outras instituições de ensino, aqueles que têm interesse em trabalhar na área podem se basear no nosso trabalho para saberem como anda o mercado, quais as dificuldades encontradas para os recém-formados ou para aqueles que se formaram há mais tempo, como conseguiram se inserir, quais são as melhores oportunidades etc”.

“Existem outros trabalhos, desenvolvidos em diferentes universidades, “observando a inserção do mercado de trabalho de seus egressos, e como são pontuais, vemos que, em muitos casos, a forma como isso é relatado por nossos ex-alunos - as dificuldades e facilidades - são muito semelhantes”, finaliza a docente.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI