202404261601

Notícias

Alunos de Biologia da Uniara aprendem a produzir irrigadores movidos a energia solar

Publicado em: 11/12/2019

Alunos do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara assistiram a uma palestra sobre como produzir um irrigador movido a energia solar. A atividade foi ministrada pelos estudantes do segundo ano de Engenharia Agronômica da instituição, Jonas Rafael Nonis Rueda e Wilians Lucas Rufato.

“A ideia do irrigador surgiu após uma visita a Agrishow, em 2017, no estande da Embrapa de São Carlos. Neste ano, para desenvolvermos o modelo exposto pela Embrapa na feira, procuramos o Washington de Melo, que é pesquisador e criador do projeto. Ele, muito solícito, mostrou-nos o projeto e o funcionamento do irrigador”, explica Rueda.

O estudante conta que, para eles, a palestra ministrada é um reconhecimento, pois o projeto foi elaborado para a Feira dos Cursos da Uniara – FEC, em agosto. “É um trabalho que agrega valor ao nosso currículo. Ficamos muito felizes em estarmos participando, com esse modelo, de um projeto de reflorestamento, promovido pelo curso de Biologia. O pouquinho que fazemos é bastante para o meio ambiente, que sofre com desmatamento e outros fatores que interferem em nossa biodiversidade. O irrigador é sustentável porque é produzido, em sua maioria, com peças recicláveis. Além disso, ele funciona com energia solar, ou seja, uma fonte de energia limpa, e pode ser abastecido com a água da chuva”, completa.

Segundo a coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, “quando ouvi a explicação de como funciona esse irrigador, fiquei encantada”. “Com pouco dinheiro e com material reciclável é possível construir um, além de ser ecológico, pois faz uso da energia solar, que é gratuita e temos de sobra em nosso país”, relata.

“Diferente dos irrigadores por aspersão que desperdiça água, esse é por gotejamento. Achei que poderíamos fazer uso para o plantio de mudas que começamos neste ano no Parque Pinheirinho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE e o Rotaract, além do apoio das Usinas Santa Cruz e Santa Fé que nos doaram as mudas”, finaliza a docente.

Informações sobre os cursos de Biologia e Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI