202404161853

Notícias

Medicina Veterinária da Uniara promove capacitação de equipes para controle e prevenção da leishmaniose visceral canina

Publicado em: 09/12/2019

Alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara promoveram o treinamento “Capacitação de Equipes para o Controle e Prevenção da Leishmaniose Visceral Canina” no dia 6 de dezembro, em Araçatuba. O docente da graduação, André Luiz Baptista Galvão, conta que estiveram presentes 86 médicos veterinários, todos integrantes da Vigilância Epidemiológica da região de Araçatuba.

“Naquela região, a leishmaniose visceral é uma doença endêmica, e afeta cães e humanos. Para a capacitação, foram utilizados os manequins didáticos do nosso curso, que permitem que sejam realizadas ações como se fossem em um animal vivo, treinando e capacitando o aluno e/ou profissional. Os modelos didáticos da Uniara foram desenvolvidos pelos estudantes e professores da graduação de Medicina Veterinária. Os simuladores didáticos são considerados uma inovação tecnológica e evitam o uso de animais vivos, constituindo uma forma de aprendizado e considerando o bem-estar animal.”, explica o docente.

De acordo com ele, a capacitação possui grande valor em ensino. “Os alunos envolvidos desenvolvem a aptidão do diálogo e praticam uma ação importante em Saúde Pública, cuidando da saúde dos animais e do homem. Após o treinamento, com o uso dos manequins, os médicos veterinários estão aptos, confortáveis e seguros para a manipulação com o animal vivo. Tal atividade também é importante no contexto da saúde do trabalhador, pois estudos demonstraram que com esse tipo de treinamento praticamente não ocorre registros de mordeduras, arranhaduras e fugas, quando no manejo dos animais vivos”, relata. 

Galvão conta que a ações como essa, de medidas de controle e instrução a prevenção da doença, são importantes e constituem em grande contribuição social, “pois óbitos em humanos estão ocorrendo na região de Araçatuba em decorrência da leishmaniose visceral”. “Há vinte anos a aquela região sofre com a presença da doença que levou a óbitos cães e humanos. Para o aluno participar de tal ação é de grande relevância, pois permite ele entender a importância do conteúdo teórico e do aprendizado prático aplicado na vida profissional”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI