202404261902

Notícias

Plantio de mudas frutíferas no Parque Pinheirinho conta com participação do curso de Biologia da Uniara, neste sábado, dia 7

Publicado em: 06/12/2019

Neste sábado, dia 7 de dezembro, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, a convite do Rotaract, participará de um plantio de mudas frutíferas a partir das 8h, no Parque Pinheirinho.

“A ex-aluna da graduação e diretora da Comissão do Meio Ambiente do Rotaract, Heloísa Pinotti, me procurou para fazer uma parceria e desenvolver um projeto. Conversamos e chegamos à conclusão de que um plantio seria uma ótima ideia, e logo pensamos no Pinheirinho. Fizemos algumas reuniões envolvendo alunos e professores, além de representantes do Centro de Controle de Zoonoses para planejar o evento”, explica a coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela menciona que, “sabendo que é o Departamento Autônomo de Água e Esgotos – DAAE que autoriza e coordena a arborização urbana, entrei em contato com o Valter Iost, também ex-aluno do curso e funcionário da autarquia”. “Ele me levou para conversar com a diretora de Gestão Ambiental do DAAE, Kátia Castro de Matteo, que imediatamente abraçou a ideia e autorizou o plantio”, relata.

Heloísa conta que o Rotaract “é um braço jovem do Rotary e tem como objetivo desenvolver a liderança por meio do serviço comunitário, e isso tudo feito com muita amizade”. “A ideia do projeto surgiu em uma das nossas reuniões, e como fui aluna da Uniara, logo pensei na Teresa. Expliquei que nós, do Rotaract, não queríamos apena um plantio, mas um momento de explicação para os alunos da Biologia e a comunidade, para saberem realmente porque estão ajudando a natureza”, detalha.

Sua expectativa, com a atividade, “é ajudar a fauna e a flora do Parque Pinheiro, já que é um lugar muito utilizado pelas pessoas que moram ao seu redor”. “Tivemos muitas mãos ajudando nesse processo. Agradeço primeiramente ao Rotaract por me dar a oportunidade de participar da Comissão de Meio Ambiente, à Teresa por sempre ser ativa e querer o melhor para os alunos e para natureza, ao Valter Iost, ao Edson Torres, do Controle de Zooneses, às outras instituições da cidade que estão nos ajudando, e em especial à Katia, que agilizou tudo e ficou muito empolgada com nosso projeto”, declara.

A gerente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do DAAE, Simone Cristina de Oliveira, destaca a importância da iniciativa. “O plantio de árvores é sempre importante para assegurar melhor qualidade ambiental. As árvores melhoram o conforto ambiental, garantem a filtragem de poluentes, atraem a fauna e têm valores estético e psicológico imensos. Fazer o plantio em áreas com grande circulação de pessoas é fundamental para trazer todos esses benefícios e, sobretudo, para sensibilizar e conscientizar a população da necessidade das árvores. A escolha do Parque Pinheirinho reflete essas questões: sensibilizar seus frequentadores, promover uma ação coletiva entre a comunidade – Uniara, comunidade local e Rotaract - e o poder público - DAAE e Prefeitura Municipal de Araraquara -, e a melhoria da qualidade ambiental de um espaço que é de todos”, ressalta.

Além do curso de Biologia e do Rotaract, também participarão da atividade, de acordo com Teresa, o Grupo Redenção Amor e Liberdade – GRAL, o Centro Espírita Redenção e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA. “Esse plantio é o primeiro de vários que pretendemos realizar, e quem tiver interesse também pode participar”, diz.

A coordenadora finaliza reforçando que “precisamos de mais árvores para que diminuam a temperatura, façam chover, deem abrigo e alimentos aos animais, diminuam as poluições tanto sonora quanto do ar, embelezem a cidade e, consequentemente, proporcionem qualidade de vida a todos”.

Informações sobre a graduação de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI