202404240949

Notícias

Colaboradora da Uniara e integrante da equipe de ciclismo da Fundesport auxilia na conquista de dois bronzes em etapa do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo

Publicado em: 05/12/2019

A auxiliar de laboratório do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara e integrante da equipe de elite feminina de ciclismo da Fundesport, Jaqueline Mendonça, foi convidada para ser guia da paraciclista Ádria Santos, que perdeu 100% da visão, na etapa de São Carlos do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, realizada nos últimos sábado e domingo, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, quando a dupla garantiu dois bronzes.

“No dia 26 de novembro, o técnico da seleção brasileira de paraciclismo, Cláudio Diegues, entrou em contato comigo na Clínica de Fisioterapia e perguntou se eu poderia substituir a guia, que é a piloto, da atleta Ádria Santos, multicampeã com mais medalhas paraolímpicas de atletismo e que, hoje, aventura-se no paraciclismo. Em um primeiro momento, fiquei assustada e tive receio de não conseguir satisfazer as expectativas, mas aceitei o convite, fomos muito melhores do que imaginávamos e conseguimos pontuar”, alegra-se Jaqueline.

Ela menciona que, em São Carlos, havia atletas de todas as categorias, “e era uma etapa válida pelos rankings tanto nacional quanto da União Ciclista Internacional – UCI”. “No sábado, foram 29 quilômetros de contrarrelógio e, no domingo, estavam previstos 85 quilômetros em prova de resistência, porém, a distância foi diminuída para cerca de 72 quilômetros”, relembra.

Foi a primeira vez que Jaqueline competiu na modalidade. “Eu nunca tive experiência com tandem bike, que é a bicicleta para duas pessoas, onde ambas fazem força igualmente ou, quando uma se cansa demais, a outra faz mais esforço. Ela é grande e mais pesada do que as individuais. Foi uma adaptação diferente, pois também era preciso dar comandos à Ádria, os quais aprendi na hora das provas. Experimentei a bicicleta cerca de quarenta minutos antes da corrida, para me adaptar e largar junto com ela”, relata.

Na prova de contrarrelógio, no sábado, “tivemos um pequeno acidente na largada, de modo que tivemos que recuperar posições, mas garantimos bronze no sábado e também no domingo, contra atletas que já têm experiência e competem há algum tempo”.

A amizade entre as duas ficou bastante fortalecida após a competição. “Temos nos falado diariamente. É muito bom você se sentir útil e lidar com alguém que tem particularidade visual – ela perdeu a visão de um olho aos treze anos e, do outro, aos dezoito, por meio de uma doença progressiva. Agora, a Ádria quer que eu corra outras vezes com ela, principalmente no estado de São Paulo. A intenção é competir todas as provas do Campeonato Brasileiro de 2020, ano de Paraolimpíadas. Ela está em segundo lugar no ranking, e pode ser que disputemos outras provas”, revela.

Para Jaqueline, “foi muito interessante, gratificante e uma experiência única”. “Tenho e terei gratidão por ela, por toda a comissão técnica, por seu marido, que nos acompanhou, e por Cláudio Diegues, pelo convite. Eu estava pensando em me aposentar, porém, fiquei maravilhada com as pessoas que têm algumas particularidades no corpo que as impedem de fazerem algum tipo de atividade diária, mas estão no esporte, fazendo mais do que qualquer um de nós, em esforço e vontade, capacitando-se para algo, com tanto empenho, e que vai lhes trazer tantas gratificações. Foi maravilhoso. Nada de aposentadoria por enquanto”, finaliza.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI