202404181816

Notícias

Trabalhos de alunos de Publicidade da Uniara concorrem no FestGraf nesta quarta, dia 4

Publicado em: 03/12/2019

Três trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara concorrem à premiação do FestGraf, na categoria “Universitário”, nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 20h, em Ribeirão Preto.

Um deles, intitulado “Orgie”, foi criado pela agência experimental Cervo Propaganda, composta pelos estudantes Felipe Vicente, Beatriz Nardoci, Alan Pugliero, Amanda Harumi, Carolina Yumi e Daniel Destro. “A peça foi produzida com base em uma atividade de sala, cujo intuito era produzir um conteúdo visual independente para um cliente à escolha. A Cervo optou por produzi-lo para a empresa Netflix, anunciando uma nova série chamada ‘Orgie’, que aborda a atualidade adolescente, com temáticas como estudos, destinos, escolhas, sexualidade, enfim, o diário de um jovem”, explicam os alunos.

Estar no shortlist do FestGraf, para o grupo, é um reconhecimento. “É gratificante poder expor um projeto da forma de como se é avaliado pelo evento. Não é fácil estar entre os classificados, ainda mais levando como apresentação uma peça que aborda a representatividade LGBT”, dizem.
A peça foi desenvolvida na disciplina “Linguagem Publicitária II”, ministrada pelo professor Luis Paulo de Campos. “É um grupo de alunos do sexto semestre extremamente competente. São prestativos e merecedores de estarem no shortlist. É uma grande satisfação, e estou torcendo”, declara o docente.

Outro trabalho, “Be free. Be you.”, foi desenvolvido pelo estudante do quarto semestre, Felipe Pompermayer Perin e está disponível para visualização no link https://bit.ly/2DBpzBX. “É uma peça gráfica em A3, e o título pode ser traduzido para ‘Seja livre. Seja você.’. Tudo começou com um desafio proposto em aula pela professora da disciplina ‘Criatividade II’, Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto. Por meio de pesquisas de referências no meio publicitário, os alunos deveriam elaborar uma peça promocional utilizando ferramentas de criação e manipulação de imagens, proporcionando informações e visibilidade a produtos, marcas ou serviços para motivarem e influenciarem nas decisões de compras dos consumidores”, explica.

De acordo com Perin, “com base em pesquisas, o movimento LGBTQI+ foi escolhido como tema, mostrando a todos que a marca não tem espaço para discriminação e preconceito”. “A marca Gillette foi escolhida, pois suas propagandas estão geralmente ligadas à imagem do homem heterossexual, mas seus produtos são consumidos por todo tipo de cliente”, diz.

Para ele, “é uma baita conquista profissional e pessoal” estar no shortlist. “É gratificante ter o trabalho escolhido em meio a outros tão bons, e também ter atendido todos os critérios exigidos pelos jurados presentes na banca do FestGraf. Estou feliz por ser um dos que estão representando a Uniara nesse festival. Sem a ajuda dos professores e da coordenadora do curso, Eduarda Escila Ferreira Lopes, nada disso teria acontecido”, comenta.

Grace, por sua vez, menciona que “o trabalho ser escolhido para o shortlist é resultado de dedicação, frequência e interesse na área de criação”. “A atividade proposta foi desenvolver um cartaz utilizando uma ideia construída a partir de aulas com técnicas práticas e com aulas específicas para a elaboração do cartaz, utilizando software com abordagem do processo de criação da arte seguindo técnicas visuais. A arte selecionada é um anúncio no qual o aluno utilizou a simetria para compor a peça, com as cores que foram estudadas para que a mensagem fosse clara. Nessa atividade, o processo de desenvolvimento surgiu a partir de ‘provocações’ em sala de aula. Houve um incentivo aos alunos para que usassem o mínimo possível de elementos para uma mensagem mais forte. Para mim, o interesse de Felipe e a participação já é um grande prêmio”, diz.

O terceiro trabalho concorrente da Uniara é o “Histórias Queimadas”, da agência experimental Le Touchê Comunicação, do quartanista Ricardo Patrick. “É uma campanha para offline que faz referência aos animais que tiveram suas histórias extintas pelas queimadas acontecidas na Amazônia. Foi criada com as técnicas desenvolvidas nas aulas do professor Luis Paulo, com a parceria e a direção de arte do aluno do segundo semestre, Matheus Raymundo”, explica o estudante.

Patrick aponta que “é sempre motivo de muita alegria entrar no shortlist, entre as melhores peças universitárias do interior”. “É uma sensação de estar preparado para o mercado e atualizado com as tendências”, opina.

A coordenadora da graduação de Publicidade e Propaganda da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, está orgulhosa pelos alunos. “Os trabalhos selecionados foram avaliados por uma banca renomada e, além disso, fico muito contente também porque isso indica que o que ensinamos em sala de aula vai de encontro ao que quem está no mercado pensa”, finaliza.

Informações sobre o curso podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o FestGraf estão disponíveis no site www.festgraf.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI