202403281659

Notícias

Coordenador de cursos da Uniara ministra palestra no InterÁgil

Publicado em: 02/12/2019

O coordenador dos cursos de Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (modalidade a distância) da Universidade de Araraquara – Uniara, José Eduardo Ribeiro, ministrou uma palestra no “InterÁgil”, evento focado em agilidade, que contou com a presença de alunos das três graduações. Ribeiro é um dos fundadores e um dos organizadores do encontro. A atividade foi realizada no dia 23 de novembro, em São Carlos.

“O ‘InterÁgil’ era composto por três espaços, nos quais eram realizados duas palestras e um workshop simultaneamente. Vieram palestrantes das mais importantes empresas que trabalham sobre a metodologia em desenvolvimento de software, pensando em entrega de valor para o usuário, ou seja, o cliente final. Prestigiaram o evento pessoas de outras áreas, como de Recursos Humanos, Engenharia de Produção, Administração e Marketing, interessadas em entender mais sobre como entregamos valor de uma maneira diferente ao usuário, nesse processo”, relata Ribeiro.

Ele conta que o “InterÁgil” também teve como participante um convidado de renome internacional, “que palestrou com uma gerente do Nubank, além de profissionais de empresas como Pag Seguro, Itaú e Serasa, entre outras”. “Também havia uma empresa que estava fazendo um podcast ao vivo, registrando a troca de experiências profissionais sobre estado da arte, metodologia e tecnologia”, relembra.

A palestra de Ribeiro teve como título “Proposta de um processo e ferramenta para promover o desenvolvimento de equipes de alta performance”. “Foi uma proposta de tornar equipes de alto desempenho. A ideia foi focada no livro de Patrick Lencione, ‘The Five Dysfunctions of a Team: A Leadership Fable’, que aborda cinco disfunções que a maioria das equipes possuem. Transformei essas disfunções no contexto da tecnologia profissional de desenvolvimento de software, fiz um Canvas, no qual foi possível mapear, por meio de um sistema binário, essas disfunções, metrifiquei-as por uma mediana e tomei planos de ações baseados nas definições de Lencione. A dinâmica foi muito interessante. Foi um dia muito enriquecedor”, diz.

Um dos alunos de Engenharia de Computação da Uniara, Matheus Melli, esteve presente no InterÁgil. “Gostei muito, pois as palestras foram ótimas, com bastante conteúdo, e o espaço em dois ambientes proporcionou às pessoas escolherem entre temas que estavam acontecendo paralelamente. A estrutura do local foi muito legal, um lugar descontraído e aberto, que absorveu as pessoas de maneira confortável e também me ajudou a conhecer profissionais de empresas diferentes”, alegra-se.

Melli salienta que “o InterÁgil contribuiu na minha carreira profissional e no conhecimento de novos caminhos que profissionais de Tecnologia da Informação podem seguir”. “Às vezes, as pessoas pensam que, em nossa área, podemos apenas desenvolver, porém, existem diversas partes que contribuem para que um projeto seja entregue de maneira eficiente. Assim, o evento me mostrou um pouco sobre o gerenciamento de projetos e a agilidade como uma parte importante dentro das empresas”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Engenharia de Computação, Sistemas de Informação - SI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI