202404181038

Notícias

Alunos de Enfermagem da Uniara apresentam projetos de intervenção desenvolvidos durante estágio

Publicado em: 29/11/2019

Alunos do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara apresentaram, na forma de pôsteres, projetos de intervenção desenvolvidos ao longo de seus estágios. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, na unidade II da instituição.

“O projeto de intervenção é parte obrigatória no estágio supervisionado dos quartanistas, tanto os que atuam na atenção hospitalar quanto na saúde coletiva. Em todos os campos, eles fazem um trabalho no primeiro e outro no segundo semestre. A ideia é que consigam identificar algum problema dentro dos setores onde estão inseridos, no estágio, e propor alguma intervenção que melhore essa condição”, explica a professora Mariana Firmino Daré.

Ela conta que, normalmente, os projetos são elaborados em conjunto com o serviço, “para atenderem a uma demanda e, como essa atividade já se tornou uma tradição muito grande nos serviços de saúde, temos conseguido elaborar projetos cada vez maiores e que têm continuidade ao longo dos semestres, o que tem gerado um impacto e um retorno muito positivos, tanto que, nesta quinta-feira, dia 28, enfermeiros profissionais participaram como avaliadores dos trabalhos, visto que reconhecem o quanto são importantes”. “Isso consolida a parceria entre a Uniara e os serviços de saúde, em relação à contrapartida para o campo de estágio”, destaca.

Os projetos funcionam como uma devolutiva para os locais onde os estudantes estagiam. “É uma colaboração. Sabemos que é muito difícil termos alunos em campo de estágio, pois isso gera uma demanda extra para os serviços. No entanto, a contrapartida que oferecemos é aliar o ensino e a assistência: à medida em que o estagiário aprende naquele setor, ele também ensina e ‘devolve’ conteúdo ao serviço, o que facilita questões de educação permanente, por exemplo, ou o cumprimento de metas, como é na saúde coletiva. A troca é muito efetiva, sendo que o estudante se sente melhor recebido pelos profissionais, e a equipe também se sente mais à vontade para acolher esse estudante, que se torna parte do serviço durante aquele período em que está realizando o estágio”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI