202404182121

Notícias

Pensando em sustentabilidade, aluno e professor de Biologia da Uniara montam computador com peças que seriam descartadas

Publicado em: 21/11/2019

Pensando em sustentabilidade, o estudante do primeiro ano do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruno Felipe Oliveira, montou um computador a partir do material de outros três que seriam descartados. O projeto, que teve orientação do professor Olavo Nardy, está disponível para uso pelos estudantes da graduação, no Interlab da instituição.

“Pensamos em uma solução que unisse a biologia, a sustentabilidade e a ideia de induzir as pessoas a procurarem fazer algo significativo com seu lixo eletrônico. Eu e o professor Olavo pensamos no projeto, sendo que ele tinha três computadores que iriam para o descarte, mas sabia que eu tinha conhecimento na área de informática, tanto em relação a hardware quanto a software. Assim, montamos esse computador funcional a partir dos três – tiramos HD, o processador, a placa-mãe -, que vem sendo utilizado pelos alunos do curso”, conta Oliveira.

Ele menciona que, após o uso por parte dos graduandos, quando é reiniciado, “o computador volta à configuração inicial para que seus colegas possam utilizá-lo da maneira que preferirem”. “Ele não pega vírus. Como é para uso acadêmico e há muitos graduandos que usam a máquina, preferimos fazer dessa forma”, explica.

Nardy reforça que o projeto surgiu “a partir da ideia de que geramos muito lixo e também porque não sabemos lidar com ele”. “Eu tinha três computadores que não funcionavam, e resolvemos desmontá-los, com a intenção de doá-los ao Interlab para a reutilização de produtos que muitas vezes são tratados como lixo”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI