202403282224

Notícias

Curso de Engenharia Elétrica da Uniara promove o Arduino Fest neste sábado, dia 9

Publicado em: 08/11/2019

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara promove o “Arduino Fest” neste sábado, dia 9 de novembro, a partir das 8h20, na unidade IV da Instituição, localizada na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa. As inscrições para o evento, gratuito e aberto à comunidade, devem ser efetuadas pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/arduinofest_2019, onde consta a programação completa.

“O Arduino é uma plataforma de desenvolvimento microcontrolado, ou seja, seu coração é um microcontrolador, que é um componente, um microprocessador programável que já tem as interfaces periféricas de entrada e saída, e que começa a responder da forma que você a programou”, explica o coordenador da graduação, Cristiano Minotti.

Ele detalha que existe um grupo de entradas e um de saídas – digitais e analógicas –, “de modo que é possível fazer uma enormidade de projetos como, por exemplo, a automação de uma residência, na qual, quando a porta se abre automaticamente, o ar condicionado é ligado, ou na qual a luz é apagada cinco segundos após o fechamento da porta”. “Tudo isso é possível por meio da programação. O Arduino foi concebido na Itália em 2005 e teve uma grande disseminação devido ao baixo custo e à facilidade. Então, significa que não existe uma necessidade de especialidade. Antes, somente os técnicos e engenheiros conseguiam fazer esse tipo de automação e desenvolvimento, mas hoje, existem relatos até de que escolas de ensino fundamental já conseguem lidar com o Arduino”, destaca.

Em relação ao evento, o docente comenta que se trata de um projeto de extensão universitária, “direcionado principalmente a alunos de ensinos médio e técnico, embora seja oferecido a quaisquer interessados”. “Na parte da manhã, serão dadas as instruções – conhecimentos de eletrônica, microcontroladores e de programação -, de uma forma acessível. De tarde, é a prática, com alguns desafios propostos e outros que poderão ser criados na ocasião pelas próprias equipes. No final, haverá premiação para as campeãs”, diz.

Os alunos dos cursos de engenharia da Uniara, de acordo com Minotti, também poderão participar “com mostras de projetos desenvolvidos por eles em Arduino, e também concorrerão aos prêmios”.

Mais detalhes sobre o “Arduino Fest” estão disponíveis também no endereço www.uniara.com.br/eventos/arduinofest_2019 ou pelo e-mail cminotti@uniara.edu.br. Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI