202404191159

Notícias

Curso de Biologia da Uniara completa 25 anos

Publicado em: 06/11/2019

O curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara completa 25 anos de sua criação em 2019 e a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, relembra um pouco dessa trajetória e destaca algumas atividades realizadas.

“Em meados de 1994, fui convidada pela chefe do Departamento de Ciências Biológicas e de Saúde da instituição, Celi Vasques Crepaldi, para dar aulas de Química Geral. Na ocasião, dois cursos estavam começando: Biologia - licenciatura e bacharelado – e a licenciatura em Matemática. Em 1997, a Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara – Fefiara se transformou em Centro Universitário, e então foi feito o convite para que eu assumisse a coordenação do curso de Biologia. Como eu ainda não tinha experiência, estava receosa por aceitar a proposta, mas acabei dizendo ‘sim’ e, desde então, estou em constante aprendizado. Acho um desafio gostoso, que vale a pena”, aponta Teresa.

Ela menciona que, ao longo dos anos, “sempre desenvolvemos atividades de campo”. “Não é necessário esforço para gostar e achar a biologia bela. É o estudo da vida. Acredito que, se a biologia fosse ministrada somente em sala de aula ou em laboratório, ficaria faltando muita coisa. Assim, essas atividades extraclasse acrescentam muito para os alunos”, diz.

No curso, dois projetos desenvolvidos há anos, o “Biologando” e o “Biologia em Foco”, envolvem minicursos e aulas desenvolvidos pelos segundanistas da licenciatura, e são destacados pela coordenadora. “Neles, os alunos já ministram a prática docente. Para ser um bom professor, é preciso praticar, de maneira que isso faz com que eles já sintam o gosto de serem professores. Muitas vezes, vêm falar que não irão dar conta, mas depois dessas atividades, dizem que acharam muito gostoso ensinar”, alegra-se.

A atualização da graduação deve ser constante, de acordo com Teresa. “Estamos sempre em contato direto com os estudantes e professores, conversando e, assim, procuramos melhorar a estrutura, a forma de dar aula e de trabalhar. Inclusive, inserimos na grade curricular a disciplina ‘Empreendedorismo’. Dizem que a profissão, no futuro, será um pouco diferente da qual estamos acostumados. Então, se os estudantes têm essa noção de empreender, acredito que eles conseguem, mesmo com o mercado escasso – embora eu acredite que a profissão de biólogo nunca será escassa, porque, com a destruição do meio ambiente, esse profissional será cada vez mais necessário -, ter uma formação a mais, um diferencial no futuro”, analisa.

São 25 anos de curso, e seguindo em frente, como indica Teresa. “O tempo passa e não percebemos. Vamos nos envolvendo com diversas atividades e com a vida dos alunos e docentes. Penso que ainda há muitos desafios pela frente, pois o mundo está mudando – é uma geração diferente daquela de quando a graduação começou. Gostaria de agradecer aos professores, colaboradores e estudantes, nesse tempo todo. Sem essa equipe, acredito que não chegaríamos até aqui”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI