202404241702

Notícias

Fisioterapia da Uniara marca presença em evento do Crefito 3, que celebrou os 50 anos da profissão

Publicado em: 16/10/2019

No último domingo, dia 13 de outubro, a egressa do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Áurea Maria de Ponte, ministrou a palestra “Fisioterapia em Saúde do Trabalhador” no evento “50 anos - Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil: Perspectivas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil - de onde viemos e para onde vamos”, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito da 3ª Região, em São Paulo. O estudante do segundo ano da graduação, Jonathan Henrique Pedroso, acompanhou as atividades. A abertura solene, realizada no dia 12, contou com uma apresentação do maestro João Carlos Martins.

“Havia mais de três mil presentes, onde foram reunidos 35 profissionais de diferentes especialidades. Sou ergonomista e explanei sobre a atuação do fisioterapeuta tanto em relação à vida do trabalhador quanto à ergonomia”, conta Áurea.

Palestrar em um evento que celebrou os cinquenta anos da profissão, para ela, “foi uma emoção, pois eram realizadas palestras simultâneas e, quando comecei, fui informada de que outras salas pararam suas atividades para assistirem à minha”. “É um assunto em evidência, e isso me emocionou”, diz.

Pedroso menciona que soube do encontro por um colega de turma e foi sozinho, por conta própria, a São Paulo. “Não conhecia nada sobre os palestrantes, mas cheguei ao local e vi todos serem recepcionados muito bem. As palestras foram muito boas, e tudo bem organizado. Gostei principalmente das explanações da área de neurofuncional, e da proferida pela Áurea”, relata.

Mesmo dizendo que foi uma viagem cansativa – “fui à capital pela primeira vez” -, ele garante que o evento foi bem prazeroso. “Valeu cada segundo”, comenta.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Roberto Grazziano, está orgulhoso por Áurea e Pedroso. “Tivemos o prazer de saber que nossa ex-aluna, formada em 2002, esteve no evento do Crefito 3. Além dela, também estávamos representados pelo Jonathan, de modo que foi uma satisfação muito grande estarmos presentes, por meio dos dois, e é muito importante a ação do nosso Conselho nessa comemoração, visto que queremos que ele seja mais participativo e caminhe junto com os profissionais. Espero que a participação do Jonathan sirva de exemplo e motivação para que outros alunos nossos participem de eventos como esse e se atualizem em relação à carreira”, declara.

 

50 anos

Grazziano lembra que, em 2018, a graduação da Uniara completou vinte anos de atividades “e, neste ano, estamos comemorando os cinquenta anos da criação das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional”. “Para nós, fisioterapeutas, essa data é bastante significativa, pois mostra que a carreira tem crescido muito nos últimos anos, principalmente pela dedicação de profissionais e professores, que saíram da questão do empirismo, quando a fisioterapia era feita simplesmente porque deu certo com algum paciente”, explica.

O coordenador aponta que, “hoje, estamos em uma fase em que a fisioterapia tem comprovações científicas”. “Então, todo tratamento tem embasamento científico e isso, para mim, é um ponto fundamental e marcante para que as duas profissões sejam reconhecidas pelo mercado, pela população e pelos outros profissionais da área da saúde. É muito relevante, tendo em vista os inúmeros cursos de pós-graduação na área que, na verdade, vêm subsidiar todo o conhecimento que o fisioterapeuta possui, atualmente, na área da saúde”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Sobre Áurea

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Araraquara – Uniara (2002). Formação em Ergonomia, Ginástica Laboral e Prevenção de LER/DORT pelo método CNROSSI (2005) e em Ergonomia e Fatores Humanos pela Harvard T.H. CHAN School of Public Health - Boston. Mestre em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep (2008). Especialista em Ergonomia (2017). Consultora em Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho nas empresas Alcoa Alumínio, GE Grid e Doehter. Perita e Assistente Técnica Judicial em Ergonomia. Professora de cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador/Ergonomia/eSocial.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI