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Docentes de Enfermagem da Uniara apresentam trabalhos no V Congresso de Graduação da USP

Publicado em: 14/10/2019

Recentemente, as professoras do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana Aparecida Mendes, Aline Natalia Domingues e Amanda dos Santos Oliveira apresentaram trabalhos no “V Congresso de Graduação da USP”, realizado em Ribeirão Preto.

“Os temas apresentados são resultado de Trabalhos de Conclusão de Curso e atividade desenvolvida em Laboratório de Ensino de Práticas de Enfermagem”, menciona Adriana, que orientou o estudo “Manejo de resíduos de insulinodependentes: percepções dos graduandos de enfermagem”, de autoria de Francielle Aparecida Ferreira, Luziane Franciele da Silva Barboza, Silvia Helena Tognoli e Aline.

“O objetivo foi identificar o conhecimento de alunos de Enfermagem sobre o manejo dos resíduos gerados pelos pacientes insulinodependentes. É necessária a reflexão sobre a abordagem desse tema durante o processo de formação, no sentido de proporcionar a educação em saúde desses pacientes, para que descartem os resíduos da forma correta em seu domicílio, para preservarem a saúde da comunidade e do ambiente. Portanto, esse tipo de conhecimento se faz necessário durante o processo de formação profissional, considerando o papel de educador do enfermeiro”, comenta Adriana.

A docente também orientou o trabalho “Resíduos gerados em serviço de oncologia: relato de graduandos de enfermagem”, dos autores Elizama Valéria Salatino, Naiara Aline de Oliveira, Silvia e Aline. “O objetivo foi levantar os tipos de resíduos gerados em Serviço de Oncologia, com referência nos relatos dos alunos do curso, considerando a necessidade desse tipo de conhecimento durante o processo de formação profissional, com a finalidade de preparo para atuação na prática assistencial”, explica.

Outro estudo apresentado, intitulado “A técnica de Moulage como ferramenta para o ensino de lesões: um relato de experiência”, teve Aline como orientadora e autoria de Adriana, Nayara Frais de Andrade Rieth, Amanda, Beatriz Maria Jorge, Renata Olzon Dionysio de Souza e Luciana Mara Monti Fonseca. “Caracterizado como um relato de experiência, o propósito foi descrever sobre a abordagem da temática ‘Assistência de enfermagem ao paciente com lesão’ para os alunos de Enfermagem, em atividade desenvolvida na disciplina de Semiologia e Semiotécnica/Fundamentos de Enfermagem, com o uso de metodologia ativa, ou seja, a técnica de moulage no ensino simulado, com a finalidade de aproximar o estudante da realidade e o desenvolvimento de habilidades na necessidade de integridade cutâneo mucosa”, explica Adriana.

Já “Avaliação da técnica de aferição da pressão arterial na assistência pré-natal”, orientado por Amanda, teve como autores Gloria Regina Coutinho Coelho, Monyelle de Mello Mira, Mariana Firmino Daré e Beatriz. “O objetivo foi avaliar a prática da pressão arterial na assistência pré-natal segundo recomendações nacionais”, resume Adriana.

A docente aponta que “esse tipo de apresentação tem a finalidade de divulgar resultados de trabalhos e atividades desenvolvidas pelos graduandos, direcionadas para o fortalecimento das práticas assistenciais, o que motiva o aluno na busca de novos conhecimentos em benefício à saúde das pessoas e do ambiente”.

Informações sobre o curso da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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