202403190742

Notícias

Curso de Fisioterapia da Uniara discute câncer de mama e sua prevenção com grupo de mulheres

Publicado em: 14/10/2019

Na última quarta-feira, dia 9 de outubro, o curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara - Uniara, mediante parceria com a Equipe II de Saúde da Família do Jardim Santa Lúcia/ Secretaria Municipal de Saúde, participou de uma reunião com um grupo de mulheres que discutiu temas ligados à Saúde da Mulher, na residência de uma das participantes. A atividade, que fez parte do Estágio em Atenção Básica e Saúde da Mulher, contou com alunas do quarto ano da graduação, supervisionadas pela professora Jussara de Oliveira.

“Seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS - principalmente o da integralidade da assistência -, essa unidade mantém atividades sociais e de saúde com um grupo de mulheres residentes naquela região, com reuniões quinzenais para se discutir diferentes temas em saúde e outros propostos, conforme suas necessidades pessoais”, contextualiza a docente.

Ela conta que, “por estarmos no Outubro Rosa, nessa reunião, foram abordadas as questões referentes ao câncer de mama e sua prevenção”. “Além disso, foram oferecidos orientações e esclarecimentos sobre a ocorrência da osteoporose na mulher, abrangendo desde os modos de preveni-la até os tratamentos existentes, além da importância da atividade física bem direcionada a esse propósito”, relata Jussara, que promoveu as atividades juntamente com as alunas Carla Regina Silveira Leite Alves, Érika Evelyn da Silva, Isabella Duarte de Souza Zambelli, Kesly Allana Bianchi e Letícia Vitória da Silva.

A conversa entre o grupo fluiu de forma natural e enriquecedora, com troca de saberes e discussões esclarecedoras sobre os assuntos tratados, de acordo com a professora. “O encontro mostrou-se extremamente benéfico, uma vez que propiciou à universidade a oportunidade de estender seus serviços à comunidade, com participação efetiva das usuárias do SUS e, ainda, propiciou a vivência, pelas estudantes do curso, da aplicação prática de seus conhecimentos, com responsabilidade e empatia”, destaca.

No entanto, o mais gratificante, em sua opinião, “foi a atenção que o grupo nos deu em relação ao interesse nos temas discutidos, com muita participação de todas as mulheres sobre as dúvidas existentes e da real importância dos cuidados com a saúde”. “O encontro foi encerrado com um café da manhã feito para nós, com todo o carinho, traduzindo, com isso, a extrema relevância de realizarmos eventos de forma, humanizada e enriquecedora para todos”, diz.

Jussara menciona que a ideia do encontro surgiu da própria Equipe de Saúde, “composta pela médica da família, Darlene Cristina A. Morandim, pela enfermeira do Programa, Iramildes Souza Silva, e pelas agentes comunitárias de saúde do local, muito ativas e participativas, Vera Cagnin e Viviane Cardoso Marques”.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Roberto Grazziano, ressalta que “essa atividade ilustra muito bem a ação multidisciplinar em atenção básica: alunos e docentes da graduação, assistentes sociais, médicos e enfermeiros atuando em conjunto para proporcionar a integração da população com a unidade de saúde”.

Informações sobre o curso da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI