202404191809

Notícias

Alunos de Nutrição da Uniara apresentam estudo no 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Publicado em: 30/09/2019

Na última semana, os alunos do quarto ano do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Bianca Mayara Pereira, Carolina Oliveira e Luiz Augusto Abrantes apresentaram um trabalho no “27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP”, em Ribeirão Preto. O estudo, intitulado “Avaliação do consumo alimentar de gestantes”, foi orientado pela professora Rita de Cássia Garcia Pereira.

“O objetivo foi avaliar o consumo alimentar de gestantes quanto à quantidade de fibras, gorduras totais, colesterol e sódio. Foram acompanhadas 73 gestantes adultas, entre todos os trimestres da gestação, que iniciaram o tratamento pré-natal em serviço público de saúde no município”, explica Bianca, em nome de seu grupo.

Ela conta que as informações nutricionais foram obtidas por dois inquéritos alimentares entre os trimestres gestacionais, por intermédio do Recordatório Alimentar de 24 horas - R24, e que os dados foram avaliados por meio de um software específico da área. “Foi calculado o consumo de gorduras e fibras totais, colesterol e sódio em dias rotineiros”, detalha.

Os resultados apontaram, de acordo com Bianca, que há um percentual significativo adequado para o consumo de lipídios totais. “Porém, há um padrão dietético considerado de risco pelo elevado consumo de sódio e colesterol, e baixíssima ingestão de fibras totais durante os recordatórios analisados. Destaca-se a condição alimentar adequada para algumas gestantes, contudo, devem ser consideradas estratégias de educação alimentar para promoção da alimentação saudável durante toda gestação”, ressalta.

Ter apresentado o trabalho no “27º SIICUSP” “foi uma experiência de grande importância para o engrandecimento profissional e para a divulgação da instituição na qual estudamos, um sonho que se tornou realidade graças à nossa dedicação e, especialmente, à nossa orientadora e aos colaboradores que contribuíram para isso”.

Rita destaca que o estudo conta com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e também é Trabalho de Conclusão de Curso que faz parte “de um programa maior, que é um projeto de uma professora da USP que realiza, em Araraquara, uma pesquisa que verifica a relação de ganho de peso em mães e crianças”. “A parte de alimentação ficou sob nossos cuidados. Quanto mais o trimestre se aproxima do final da gestação e do nascimento do bebê, avaliamos se existe alteração do consumo alimentar e se essa modificação é positiva ou negativa, para que possamos oferecer, posteriormente, um treinamento e uma condição melhor às gestantes, para que se alimentem adequadamente durante todos os trimestres da gestação, uma vez que o peso do bebê está relacionado ao consumo alimentar da mãe”, finaliza.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI