202404201046

Notícias

Políticas públicas relacionadas ao campo da educação ambiental são abordadas em seminário na Uniara

Publicado em: 30/09/2019

No seminário de integração “O Meio Ambiente e as políticas públicas”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, o professor Marcos Sorrentino trabalhou “as políticas públicas relacionadas ao campo da educação ambiental por meio da abordagem da situação atual e do histórico desse universo de conhecimento”. A atividade foi realizada na última sexta-feira, dia 27 de setembro, na unidade I da instituição.

“Vivemos um momento muito positivo para percebermos o fundo do poço ao qual podemos chegar - e estamos aceleradamente chegando. Positivo, no sentido de as pessoas se mexerem e tomarem atitudes para reverterem esse quadro de deseducação, atentado à vida e de construção de um impasse que pode levar à inviabilidade da espécie humana no planeta”, alerta Sorrentino.

Ele aponta que apressar o processo de conscientização “é estancar isso e reverter a direção da caminhada dos homens, especialmente dessa parte da espécie humana que habita o território brasileiro”. “O Brasil é um país muito importante no panorama das nações, para uma outra direção em termos de sustentabilidade, melhorias de condições existenciais e das condições das outras espécies que coabitam a Terra. Significa olhar para as questões de direitos humanos, de democracia e de participação, e construir uma lógica que possibilite a inclusão radical de todos os humanos e as demais espécies – conseguir dialogar com suas necessidades e demandas, percebendo que, sem elas, não continuaremos nossa caminhada no mundo”, explica.

A inclusão das demais espécies significa, de acordo com Sorrentino, analisar as condições ambientais “de forma globalizante e perceber a relação que existe entre os eventos climáticos extremos que temos vivenciado e a presença do elemento arbóreo, de diversidade animal – como interage a formiga do nosso quintal com as mudanças climáticas?”. “As pessoas têm muita dificuldade de perceber essas conexões, em relação a uma ação muito tópica, de resolver o problema de forma pontual, dificilmente elas se conectam no sentido de busca de soluções globais. É algo tópico que, sabemos, a curto, médio e longo prazos, não vai trazer soluções”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7126 ou pelo WhatsApp (16) 99708-8423.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI