202403291134

Notícias

Apresentação em Libras, palestra e depoimentos marcam encerramento da 11ª edição de projeto de incentivo à leitura da Uniara

Publicado em: 26/09/2019

Apresentação em Libras, palestra e depoimentos sobre a importância da leitura marcaram o encerramento da 11ª edição do projeto de extensão universitária “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Biologia, Nutrição, Psicologia e Pedagogia a distância. O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, na unidade I da instituição.

A professora Adriana do Carmo Bellotti deu início às atividades e coordenou uma apresentação em Libras de duas músicas, interpretadas pelas alunas do quarto ano do curso de Pedagogia presencial. “Tenho certeza de que os participantes do projeto, idealizado pelo professor Mivaldo Messias Ferrari, não são mais os mesmos, pois aqueles que leram os livros que escolheram foram, de alguma forma, modificados por essas leituras”, declarou a docente.

Em seguida, o jornalista João Correia Filho ministrou a palestra “Literatura: um caminho a seguir”, dividida em duas partes. “Na primeira, contei um pouco sobre minha trajetória relacionada à literatura, abordando meus guias e reportagens sobre o assunto; na segunda, discuti como algumas ferramentas - poder de abstração, dimensão humana, narrativa e possibilidade de recorte - podem auxiliar no aprimoramento do olhar, ou como a literatura pode aprimorar nossos conhecimentos a partir do olhar”, relatou o convidado.

Ele comenta que “a literatura foi a grande catapulta, o início de tudo”. “Discorri sobre como ela mudou minha vida. Acho que isso pode acontecer com qualquer um. A presença da literatura acrescenta muito ao cotidiano, profissionalmente e pessoalmente”, disse.

Após a palestra, um representante de cada graduação participante do “Ler é a Solução” posicionou-se à frente do público e falou sobre os benefícios de ter participado do projeto, além de comentar suas impressões sobre alguns livros indicados para a atividade.

Ao final, os participantes receberam certificado, e livros foram sorteados para o público.

O coordenador do curso de Pedagogia presencial, Uiliam Moraes Folsta, acredita “que é sempre positivo saber que existe interesse pelo ‘Ler é a Solução’ e participar”. “É um projeto de incentivo à leitura, no qual o aluno se compromete a ler, durante alguns meses, três obras indicadas pelos professores das graduações participantes. Esses livros são lidos e analisados pelo estudante, que faz um relatório sobre cada um para seu orientador. Em relação à 11ª edição, acredito que o recado foi dado”, finalizou.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Sobre o palestrante

João Correia Filho é jornalista com especialização em Jornalismo Literário e atua na área desde 1996, com passagens por revistas e jornais no Brasil e no exterior, entre eles, National Geographic, Cult, Brasileiros e Língua Portuguesa. Desenvolve projetos e reportagens que misturam fotografia, literatura e viagens, e já se aventurou pelo universo de escritores como João Guimarães Rosa, Fernando Pessoa e Ítalo Calvino, entre outros. É autor de quatro guias literários: “Lisboa em Pessoa”, “À luz de Paris”, “São Paulo, literalmente” e “Buenos Aires, livro aberto”, que inauguraram um novo estilo de livros de viagem. Com “Lisboa em Pessoa”, foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Turismo.

Na palestra “Literatura: um caminho a seguir”, o jornalista e escritor expõe sua trajetória profissional e pessoal por meio da literatura, em mais de vinte anos de carreira. Além de apresentar os bastidores de seus projetos envolvendo obras literárias, a palestra traz histórias que exemplificam a importância da leitura como grande ferramenta de desenvolvimento humano.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI