202403290410

Notícias

Revista Retratos de Assentamentos, da Uniara, recebe artigos para publicação de seu próximo volume

Publicado em: 24/09/2019

A revista “Retratos de Assentamentos”, editada pelo Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, recebe artigos para a publicação de seu próximo volume, que terá como tema “Questões socioambientais nos assentamentos no cenário atual”. O prazo para as submissões, que devem ser feitas pelo endereço http://retratosdeassentamentos.com/index.php/retratos, termina no dia 10 de outubro.

“No atual cenário político-econômico, temos acompanhado uma agenda de desmonte dos assentamentos e de apoio à agricultura familiar em geral, que se reflete em todas as categorias sociais do meio rural brasileiro – povos e comunidades tradicionais -, e não apenas nos assentados. Como situações mais imediatas criadas na nova conjuntura, destaca-se a irrelevância que se tem atribuído aos direitos territoriais dos povos dos campos e das florestas, traduzida nas ações e nos discursos oficiais, em especial em relação às terras de uso comum e aos títulos coletivos em diferentes modalidades de assentamentos”, aponta a comissão editorial do periódico, composta pelos docentes Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, Dulce Consuelo Andreatta Whitaker e Henrique Carmona Duval.

Os professores colocam que o aumento da violência física, moral e psicológica contra esses grupos sociais é parte dessa conjuntura. “Políticas públicas relevantes para o conjunto da sociedade e que envolvem o fortalecimento da agricultura familiar têm sido descontinuadas, como nos exemplos da assistência técnica, da comercialização, da inclusão produtiva de mulheres e jovens e da educação do campo. Essa violência se expressa também nos aumentos das taxas de desmatamento e nas violações de acordos e leis já conquistados pela sociedade brasileira, como o Acordo de Paris e o Código Florestal”, explicam.

A comissão editorial “convida a comunidade acadêmica à discussão acerca desses temas por meio de artigos de pesquisadores que têm acompanhado o cotidiano das transformações impulsionadas pela nova conjuntura em diferentes comunidades e territórios, em especial à Amazônia brasileira”.

A nova edição contará com a professora da Universidade Federal do Pará – UFPA, Noemi Sakiara Miyasaka Porro, como editora convidada.

Mais informações sobre a revista “Retratos de Assentamentos” podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail contato@retratosdeassentamentos.com.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI