202404190518

Notícias

Alunos de escola estadual acompanham atividades sobre classificação dos seres vivos na Uniara

Publicado em: 18/09/2019

Por meio dos projetos “Parceiros da Escola” e “Ciência na Escola”, da Universidade de Araraquara – Uniara, alunos do terceiro ano da Escola Estadual Jardim Vale do Sol acompanharam atividades promovidas pelo curso de Biologia relacionadas à classificação de seres vivos, nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, na unidade I da instituição.

“Foi um grande prazer atendê-los. Eles passaram pela experiência de analisar células da boca, sendo que, na Escola, não há microscópios. Então, quando você faz uso desse equipamento para mostrar a vida, eles ficam deslumbrados. Além disso, a turma fez a extração do DNA, viu a diferença entre células vegetal e animal, acompanhou uma explicação sobre a definição do que é vida e visitou o Laboratório de Anatomia. É interessante fazer esse tipo de trabalho”, comenta a coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka.

A professora da Escola, Elaine Regina Teixeira, conta que a oportunidade surgiu quando Teresa esteve no local para saber se havia interesse em fazer parte do “Ciência na Escola”. “Como já havíamos combinado, no início do ano, de realizarmos vários projetos para uma feira interna, resolvemos expandir e participar. Vamos trabalhar com classificação dos seres vivos”, revela.

Além de acompanhar as atividades, para a docente da Escola, a visita à Uniara foi interessante para os estudantes conhecerem a instituição e seu curso de Biologia. “Viemos de uma escola pública, e muitos alunos não têm dimensão do que podem fazer após se formarem. Assim, foi uma oportunidade de verem como funciona uma universidade e que tipo de pesquisa podem desenvolver. Achei bastante interessante mostrar esse outro universo, que parece distante, mas está próximo, se dermos esse tipo de oportunidade a eles”, comenta.

 

“Parceiros da Escola” e “Ciência na Escola”

Teresa Kazuko Muraoka explica que o “Parceiros da Escola” “é uma atividade gratuita que fazemos a pedido dos docentes de Biologia de escolas de ensino médio que, muitas vezes, têm vontade de trabalhar algum assunto, mas a instituição onde lecionam não tem infraestrutura para desenvolvê-lo”. “Assim, entramos para fazer esse auxílio”, diz.

Os agendamentos para o projeto estão abertos. As escolas interessadas podem entrar em contato com a docente pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Já o “Ciência na Escola” consiste em uma feira de ciências com a participação de estudantes e professores de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental II, médio e técnico da cidade e da região, que será realizada no dia 18 de outubro de 2019, a partir das 8h30, no Centro de Eventos de Araraquara e Região - CEAR.

“Esperamos mobilizar não só a universidade e as escolas, mas também empresários de Araraquara e região. Será bastante ilustrativo para quem visitar o evento”, finaliza o professor da Uniara e um dos organizadores da feira, André Capaldo Amaral.

Mais detalhes sobre o “Ciência na Escola” podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola, onde consta a programação completa, pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI