202404191849

Notícias

Aluna de Farmácia da Uniara recebe menção honrosa por trabalho apresentado na Jornada Farmacêutica da Unesp

Publicado em: 12/09/2019

Na última semana, a aluna do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Vanessa Magorpo, recebeu menção honrosa por um trabalho apresentado na “66ª Jornada Farmacêutica da Unesp - JFU”, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. Na ocasião, que reuniu o “IX Congresso Farmacêutico da Unesp - CFU” e a “V Jornada de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - JEBB”, a também estudante da graduação da Uniara, Maria Julia Mieli, apresentou outro estudo - “Avaliação do potencial citotóxico do extrato de Byrsonima ligustrifolia” -, e a aluna do Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da instituição, Nayara Aparecida Simei, foi uma das avaliadoras dos eventos.

A pesquisa explanada por Vanessa tem o título de “Inibição da mutagenicidade por meio da incorporação do extrato de Byrsonima lingustrifolia em um sistema lipídico nanoestruturado”. “O objetivo, como o título indica, foi avaliar a mutagenicidade do extrato de Byrsonima lingustrifolia incorporado em um sistema lipídico nanoestruturado – microemulsão -, visando à diminuição da capacidade toxicológica previamente observada. De acordo com os resultados obtidos, a incorporação do extrato inibiu o potencial mutagênico previamente observado pelo extrato livre”, explica.

Para ela, que recebeu a menção honrosa, “foi uma ótima experiência apresentar esse trabalho na Jornada, visto que gerou uma discussão construtiva com os avaliadores”.

Além de Vanessa, os outros autores do trabalho são: Maria Julia, Gabriel Davi Marena, Luiza Girotto, Patrícia Bento Silva, Marlus Chorilli e José de Sousa Lima Neto.

Já no estudo de Maria Julia, “avaliamos o potencial citotóxico desse extrato, ou seja, se ele causa alguma toxicidade no nosso organismo, pelo fato de muitas pessoas o utilizarem como chá”. “Como é um fitomedicamento, há poucos estudos sobre ele. Foi concluído que, em altas concentrações, possui uma baixa viabilidade celular, porém, em concentrações menores, essa viabilidade é alta, ou seja, ele tem um baixo poder citotóxico. É importante continuar com esses estudos para, de fato, avaliarmos mais as ações desse extrato, e em qual concentração dará resultados positivos”, aponta a estudante.

Apresentar a pesquisa na Jornada, segundo Maria Julia, “foi uma experiência muito enriquecedora porque entramos em contato com outros pesquisadores, professores de graduação, alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos”.

Os outros autores do trabalho são: Gabriel Davi Marena, Luiza Girotto, Rone Aparecido de Grandis, Fernando Rogério Pavan e José de Sousa Lima Neto.

Os projetos de Vanessa e Maria Julia foram orientados pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira. “Acompanhar a evolução dos alunos de iniciação científica é muito gratificante. Acredito que a participação em eventos como esse contribui bastante na formação. Eles podem ver diversos grupos que desenvolvem pesquisas semelhantes e outras bem diferentes. Além disso, seu trabalho está contribuindo para disseminar conhecimento. Maria Julia é bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e Vanessa, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, ambas com grande dedicação para a pesquisa. A premiação de Vanessa, na verdade, é de todo o nosso grupo, que trabalha unido, em equipe, neste momento muito bem representado por ela, autora principal”, declara a docente.

Já Nayara Aparecida Simei participou do “IX CFU” e da “V JEBB” como avaliadora dos estudos apresentados por participantes na área de Biotecnologia. “A oportunidade de participar desses eventos e avaliar os trabalhos dos diversos alunos é gratificante e de grande valia, pois aprendemos sempre algo novo e conhecemos novos estudos e pesquisas. Encontros desse tipo são uma grande fonte de conhecimento. É um incentivo para todos os alunos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI