202404200541

Notícias

XXI Congresso de Direito Processual Brasileiro, apoiado pela Uniara, obtém recorde de público

Publicado em: 09/09/2019

O “XXI Congresso de Direito Processual Brasileiro”, apoiado pela Universidade de Araraquara – Uniara e promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Seção São Paulo e 5ª Subseção Araraquara, obteve recorde de público em seus dois dias de evento. As atividades foram realizadas nas últimas quinta e sexta-feira, dia 5 e 6 de setembro, no SESC.

“As palestras e o jantar foram um grande sucesso. Houve adesão em massa e as inscrições tiveram que ser encerradas. Isso se deu pelo brilhantismo dos convidados e pela excelente organização, aliados ao comprometimento e profissionalismo aos quais os parceiros da OAB de Araraquara dedicam todos os anos, a Uniara e o SESC”, declara o presidente da OAB do município e professor de pós-graduação a distância da universidade, Tiago Romano.

Ele comenta que, “embora o congresso dure apenas dois dias e seja sempre realizado em agosto ou setembro, já começa a ser montado em janeiro, ou seja, são praticamente seis a sete meses de organização”.

Na manhã do dia 5, foi realizada a abertura oficial do evento. “A cerimônia lotou o auditório do SESC e contou com as seguintes autoridades: o conselheiro federal da OAB, Fernando Calza de Salles Freire; a procuradora do município de Araraquara, Mariamália de Vasconcellos; o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana; o Juiz do Trabalho, Carlos Alberto Frigieri; a deputada estadual Márcia Lia; os conselheiros estaduais da OAB, Paulo Henrique de Andrade Malara e Marco César Gussoni; o presidente da 41ª Subseção da OAB de Catanduva e presidente do Colégio de Presidentes do Centro Norte Paulista, André Ribeiro Ângelo; os diretores da OAB de Araraquara, Clara Maria Rinaldi de Alvarenga, Lincoln José Guidolin, Rodrigo Donini Veiga e Felipe José Maurício de Oliveira; a presidente da VIII turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, Márcia Satico Iamada; o ex-presidente da OAB de Araraquara, João Luiz Ribeiro dos Santos; o membro da coordenadoria dos cursos de extensão de Direito da Uniara, Fernando Rugno; o presidente da 241ª subseção da OAB de Américo Brasiliense, Ailton Benincasa; o presidente da 124ª subseção da OAB de Ibitinga, Osias Soares de Oliveira; a coordenadora da 12ª Regional de Prerrogativas da OAB, Renata Bernardi, e o vereador de Araraquara, José Carlos Porsani”, lista Romano.

Ele menciona que foi feita uma homenagem a Santos “pelo fato de o tradicional Congresso de Direito Processual Brasileiro ter nascido em sua gestão”. “Logo após, foram apresentados os painéis ‘O processo e jurisprudência nos tribunais de ética e disciplina sobre publicidade na advocacia’, ministrado por Calza; ‘Acesso à justiça e processo de resultado: honorários, pedido líquido e incidente de desconsideração’, ministrado pelo professor livre docente pela USP, Jorge Pinheiro Castelo; ‘Aspectos controversos da aposentadoria especial’, ministrado pela advogada Adriane Bramante e, por fim, ‘Aspectos processuais da acusação e defesa no contexto do processo criminal’, ministrado pelo Procurador de Justiça, Plínio Antonio Brito Gentil”, relata.

No dia 6, de acordo com Romano, foi a vez da exposição do painel “O princípio da efetividade”, ministrado pelo Juiz de Direito Paulo Cezar Scanavez. “Em seguida, foram os painéis ‘Crise da subordinação trabalhista: subordinação por algoritmo?’, ministrado pela advogada Adriana Calvo Pimenta; ‘Colaboração premiada no processo penal brasileiro’, ministrado pela advogada Patrícia Bertuol, e finalizando, ‘Pacote anticrime do Ministério da Justiça’, ministrado pelo vice-presidente da OAB de São Paulo, Ricardo Toledo Santos Filho”, detalha.

Antes do fim do Congresso, Romano e Santos Filho homenagearam os diretores da OAB de Araraquara “pelo empenho na organização do congresso, entregando uma placa de reconhecimento a cada um”. “Santos Filho também se encarregou do encerramento, e a mesa dos trabalhos foi composta por ele, por mim, pelos diretores da OAB do município, e por Malara e Patrícia. Posteriormente foi realizado um jantar de confraternização”, finaliza Romano.

Informações sobre o curso de Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a OAB de Araraquara e fotos do Congresso estão disponíveis no site www.oabararaquara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI