202404231855

Notícias

O contador e a habilidade de lidar com números

Publicado em: 15/08/2019

O grande destaque da carreira do contador, de acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Araraquara – Uniara, Ricardo Bonotto, é sua habilidade de lidar com números e a precisão de construir as estruturas financeira e documental das empresas.

“A área de atuação concentra-se no setor empresarial, nos mais diversos departamentos da empresa, seja ele da própria área contábil ou financeira, ou mesmo da patrimonial. O cientista contábil é o profissional responsável por executar o processamento de informações dentro das companhias e, mais que isso, ele também deve entender e gerir essas informações, de modo a auxiliar na tomada de decisões estratégicas e buscar conduzir sua organização para a eficiência administrativa”, explica o docente.

Por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros, a área contábil cuida das contas de uma empresa, de acordo com Bonotto. “O contador coordena e controla os registros de negócios - compras, vendas, investimentos e aplicações -, o que proporciona uma visão mais precisa do seu patrimônio. Ele também registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. É bom salientar que algumas atividades são exclusivas desse profissional, como por exemplo auditora e perícias contábeis”, destaca.

O grande desafio hoje, em sua opinião, é conciliar a carreira com as novas demandas tecnológicas, “sejam elas na função de novos produtos e o desenvolvimento da tecnologia de informação, sejam nas inovações gerenciais que conduzem a empresa a sempre aumentar sua produtividade”.

Bonotto afirma que o mercado de trabalho do contador está em franca expansão, e destaca que é uma das poucas profissões que apresentou um aumento de oferta de trabalho “nestes anos de crise”. “O grande motivo do crescimento foi a abertura de novas empresas no Brasil, baseada no fomento ao empreendedorismo e à necessidade, por lei, de toda a empresa legalmente constituída necessitar de um contador que é corresponsável pela empresa junto com o empresário, ou seja, quanto mais empresas abrirem, mais vagas para cientistas contábeis teremos”, finaliza.

Mais detalhes sobre a carreira estão disponíveis no link https://bit.ly/2MjmHQh. Informações sobre o curso de Ciências Contábeis da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI