Notícias

Trabalho de aluno de Engenharia Mecatrônica da Uniara é selecionado pelo Contecc

Publicado em: 13/08/2019

O estudante do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, Yago Hilario Lopes Souza, teve um trabalho premiado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – Contecc, que será realizado durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia - Soea, entre os dias 16 e 19 de setembro, em Palmas, Tocantins.

O projeto, intitulado “Implantação de um sistema AGV em uma fábrica de autopeças – veículo guiado automaticamente um estudo de caso”, foi orientado pelo professor Daniel Thomaz. “Trata-se de uma pesquisa com objetivo de implantar um Veículo Guiado Automaticamente (Automatic Guided Vehicle - AGV) em uma empresa de autopeças situada no interior do estado de São Paulo”, explica o estudante.

Ele conta que a finalidade é expor os benefícios dessa nova tecnologia para o processo industrial. “Foram comparados os custos do modelo atual com os de implantação do AGV para uma análise de viabilidade do modelo, com ênfase em redução de custo. Com isso, foi possível identificar um resultado quantitativo no que diz respeito a custos, proporcionando agilidade, organização e segurança ao processo, o que mostra que a Industria 4.0 e suas tecnologias avançadas trarão grandes benefícios”, destaca.

Para Souza, ser selecionado no Contecc “representa meu empenho em alcançar o sucesso”. “Foi muito importante ser reconhecido pelo potencial e pelo trabalho realizado. Além disso, recebi mais duas cartas de aceite, sendo elas do Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica - CREEM e do Encontro Mineiro de Engenharia de Produção – EMEPRO, e estou aguardando a carta de aceite do Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP”, entusiasma-se.

O membro da comissão organizadora do Contecc e coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniara, Osmar Barros Junior, conta que, neste ano, foram submetidos ao Congresso mais de seiscentos trabalhos, e aprovados quase quatrocentos. “Os autores desses selecionados recebem um modelo padrão de banner de apresentação de seus estudos que, posteriormente, ficarão expostos no evento, sendo que os autores podem ou não ir ao encontro. Desses quatrocentos, 24 são escolhidos como os melhores, de modo que são apresentados oralmente, e os autores recebem a passagens de ida e volta, e diárias. No caso, o trabalho de Yago foi escolhido como um dos 24 melhores”, explica.

O coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da universidade, Marcelo Wilson Anhesine, está contente pelo estudante. “Saber desses resultados é muito gratificante para a graduação e para a Uniara, de uma forma geral, pois mostra que os alunos estão começando a ‘abrir’ um currículo de pesquisadores – às vezes, futuros docentes. Há, inclusive, outros estudantes da graduação que tiveram aceites de congressos em todo o país, nas áreas de produção, de automação e controle. Eles estão trabalhando muito bem e é um incentivo para os demais estudantes”, finaliza.

Detalhes sobre o Contecc estão disponíveis no site www.soea.org.br. Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /