202403282248

Notícias

Curso de Gastronomia da Uniara oferece oficina aos visitantes da Feira dos Cursos da universidade

Publicado em: 02/08/2019

O curso de Gastronomia da Universidade de Araraquara - Uniara oferece uma oficina aos visitantes, em seu estande, na Feira dos Cursos – FEC da instituição, que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 21h, nas unidades I e II (rua Carlos Gomes, 1338 e 1217, respectivamente), na Clínica de Fisioterapia (avenida Dom Pedro II, 614) e no Centro de Moda (avenida 15 de Novembro, 567) da universidade.

“O estande tem o intuito de divulgar a graduação com informações sobre a estrutura curricular e mercado de trabalho, além de promover interação dos visitantes com uma oficina de wraps”, destaca a coordenadora do curso, Ana Carolina Carneiro.

A gastronomia é uma das profissões que vem ganhando status e espaço no Brasil nos últimos anos, de acordo com ela, “como é possível constatar, por exemplo, com a grande quantidade de programas de culinária na televisão, como reality shows, e com a valorização do crítico gastronômico, o que aquece o mercado para o tecnólogo”. “No entanto, o profissional dessa área tem responsabilidades que vão muito além do modismo”, garante.

A docente explica que a graduação tem o objetivo de formar tecnólogos “com sólida fundamentação teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política que lhes permita compreender o significado sócio-histórico da profissão, e intervir de forma crítica, qualificada e propositiva nas demandas decorrentes da dinâmica da sociedade”. “Visa a formar profissionais de excelência na área de Alimentos e Bebidas, com perfis de liderança e visão empreendedora, sendo capazes de planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária, e atuar nas diferentes áreas e serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais”, completa.

O curso está estruturado em quatro núcleos temáticos, segundo Ana Carolina. “‘Fundamentos da Nutrição e da Gastronomia’ permitirá ao aluno conhecer a história da alimentação, a cultura dos diversos países e a ciência dos alimentos. Também o habilitará a executar desde a preparação de pratos simples até os de alta gastronomia, além de planejar e elaborar cardápios”, detalha.

Em relação ao núcleo temático “Gastronomia Nacional e Internacional”, Ana Carolina menciona que a divulgação das culturas tem contribuído para que a sociedade possa experimentar alguns dos hábitos e costumes de outros povos. “Essa tem sido a principal razão para o aumento do interesse pelos pratos típicos de várias regiões do mundo. Aqui, o estudante conhecerá um pouco da história gastronômica dos outros países e também da cozinha nacional, e aprenderá a elaborar os principais pratos típicos de cada região”, diz.

A “Segurança Alimentar” é o terceiro núcleo temático. “Os profissionais da Gastronomia são responsáveis pela qualidade e pela fiscalização dos alimentos que entram, saem e são estocados no estabelecimento. Eles verificam com os fornecedores quais as melhores matérias-primas, e fiscalizam constantemente os alimentos entregues aos consumidores finais. Também trabalham no controle de temperatura de equipamentos e ambientes, na fiscalização da higiene dos manipuladores, no preparo de alimentos, no recebimento de mercadorias, e no monitoramento da higiene ambiental, aplicando também conceitos de sustentabilidade”, detalha a coordenadora.

Já dentro do núcleo temático “Gestão e Empreendedorismo”, a professora ressalta que a formação em tecnólogo fornecerá, ao futuro gastrônomo, conhecimentos técnicos de gestão empresarial, financeira e de pessoas, “o que o habilitará na administração de restaurantes e estabelecimentos envolvendo preparações culinárias”.

A FEC, na opinião de Ana Carolina, “é uma excelente oportunidade para os visitantes conhecerem nossa instituição, bem como para tirarem dúvidas sobre os cursos desejados”. “Outro ponto importante é o contato direto, tanto com professores quanto com os alunos de cada graduação. Muitos desses visitantes acabam se decidindo pela carreira com as informações obtidas na feira”, finaliza.

Detalhes sobre a Feira dos Cursos da Uniara, promovida pelo Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara, estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/fec. Informações sobre a graduação de Gastronomia da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI