202404261934

Notícias

Revistas científicas da Uniara têm seus estratos Qualis elevados em avaliação de periódicos da CAPES

Publicado em: 25/07/2019

A revista Retratos de Assentamentos e a Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM, disponibilizadas pela Universidade de Araraquara – Uniara por meio de seu Núcleo de Produção Científica, tiveram seus estratos Qualis elevados na avaliação de periódicos, na classificação provisória, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Ambas podem ser acessadas, respectivamente, pelos endereços http://retratosdeassentamentos.com e http://revistarebram.com.

“É com enorme satisfação que informamos que a Retratos de Assentamentos, que tinha como estrato Qualis B4, foi classificada como Qualis A4”, declara a comissão editorial do periódico, composta pelos docentes Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, Dulce Consuelo Andreatta Whitaker e Henrique Carmona Duval.

Em relação à nova proposta para o Qualis Periódicos, eles comentam que, atualmente, constatou-se “que a avaliação da produção de conhecimento nas áreas adota critérios diferenciados de classificação da produção científica”. “Isso resulta, muitas vezes, em distorções, uma vez que um mesmo periódico pode ser classificado em estratos completamente diferentes entre as áreas e, consequentemente, o objetivo principal do Qualis, que é avaliar a qualidade do periódico, é tido em detrimento a critérios de aderência à área”, contextualizam.

Desse modo, a comissão editorial explica que “o grande objetivo que norteou o estudo do Grupo de Trabalho foi a busca por critérios mais objetivos que permitam maior comparabilidade entre áreas de avaliação, atentando-se também para a internacionalização”. “A proposta se baseia em quatro princípios: cada periódico receberá apenas uma classificação, mesmo que tenha sido informado por programas atrelados a mais de uma área de avaliação. A classificação será dada por uma área-mãe. Para fins de uma classificação única, os periódicos informados no sistema Coleta CAPES foram distribuídos para cada área-mãe, que é aquela onde houve o maior número de publicações nos anos de referência avaliativos - nesse primeiro momento, foram considerados 2017 e 2018. Nos casos de empate, foi considerada área-mãe aquela em que o número de publicações no periódico era mais representativo em relação ao total de produções da área”, esclarecem.

Já a ReBraM recebeu, na classificação preliminar, Qualis B2 para sua versão impressa e B3 para sua versão online. “Isso representa mais uma conquista para a Revista”, diz a comissão editorial da publicação, composta pelos professores Maria Lúcia Ribeiro, Bruna Galdorfini Chiari-Andréo e Luís Henrique Rosim.

Maria Lúcia e Bruna apontam que “as ações propostas e desenvolvidas pelos editores da revista e pela analista editorial Thatiany Mariano, aliadas às valiosas contribuições de nossos pareceristas e de nosso Conselho Editorial, composto por pesquisadores das mais variadas áreas e instituições, inclusive internacionais, permitiram significativo avanço no processo de consolidação do periódico, de caráter multidisciplinar, que publica, portanto, artigos das diferentes áreas do conhecimento”.

A comissão editorial da ReBraM lembra que “essa é uma avaliação preliminar e que poderá ser atualizada até sua publicação na Plataforma Sucupira, da CAPES - https://sucupira.capes.gov.br -, no final do quadriênio, portanto, em 2021 - https://capes.gov.br/36-noticias/9735-nota-sobre-o-qualis”.

Outras informações sobre a Retratos de Assentamentos e a ReBraM podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail revistauniara@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI